Adolescente fica 10 minutos com o coração parado e sobrevive sem sequela: “Milagre de Deus”

Enzo Henrique sofreu um mal súbito no Paraná e surpreendeu a equipe médica com sua recuperação.

Fonte: Guiame, com informações de g1Atualizado: quinta-feira, 31 de julho de 2025 às 12:47
Enzo Henrique. (Foto: Reprodução/g1/Instagram/Enzo Henrique)
Enzo Henrique. (Foto: Reprodução/g1/Instagram/Enzo Henrique)

Um adolescente que ficou cerca de 10 minutos sem batimentos cardíacos após sofrer um mal súbito sobreviveu sem nenhuma sequela no Paraná.

Em 7 de maio, Enzo Henrique Barbosa de Souza, de 16 anos, teve um mal súbito enquanto estava com familiares e amigos em uma arena de esportes em Paranavaí, no noroeste do estado.

O momento foi registrado por uma câmera de segurança, onde Enzo aparece sentado numa cadeira e, em segundos, a cabeça dele cai para trás e o coração para de bater. As pessoas ao redor levaram alguns minutos para perceber o ocorrido.

"Tem várias pessoas que perdem a vida em episódios assim. Eu fui um milagre", disse o adolescente ao g1.

A primeira ambulância foi acionada às 18h18 para socorrer Enzo. Quatro minutos depois, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou ao local, seguida rapidamente por uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel de reforço.

“Entrou para nós que um rapaz estava tendo crise convulsiva. Daí, quando a gente chegou no local, o pessoal estava bastante apavorado e com medo. Então, chegou um rapaz e falou: 'Enfermeira, o meu amigo não está respirando'”, relembrou Lucilene da Conceição Mortare, técnica de enfermagem. 

Em seguida, a médica socorrista Amanda Dal Col explicou: "A gente recebeu um acionamento de uma parada cardíaca. Isso é uma corrida contra o tempo, porque cada minuto conta para a gente trazer esse coração de volta. Quanto mais rápido ele volta a bater, menos sequelas a pessoa terá. Foi feita intubação no paciente, medicações e cerca de 10 minutos depois, a gente conseguiu fazer o coração dele voltar a bater".

‘Foi uma surpresa’

Enquanto os socorristas realizavam massagem cardíaca, a família, amigos e pessoas que estavam na arena de esportes se ajoelharam e oraram por Enzo. Do mal súbito até a saída para o hospital mais próximo, a equipe levou 26 minutos.

"No momento, a gente só pensa em Deus. Eu até me emociono porque, além de tudo, do atendimento rápido, de tudo que aconteceu, eu creio também que ali, no momento, foi um milagre de Deus. O tempo que ele ficou parado, pelo jeito que aconteceu, já foi todo mundo orando por ele. Para mim, ele é um milagre", disse a mãe de Enzo, Talita Barbosa Souza.

O cardiologista João Henrique Clasen relatou que, quando Enzo chegou ao hospital, a principal preocupação da equipe era com possíveis sequelas neurológicas — comuns em pacientes que sofrem paradas cardiorrespiratórias.

“A grande surpresa foi que em pouco tempo, nós vimos que o Enzo não tinha tido nenhum tipo de sequela neurológica. Nós procedemos com a retirada dos sedativos e ele acordou super bem. Foi uma grande surpresa para a gente”, afirmou João. 

‘Deus me trouxe de volta’

Conforme o g1, Enzo ficou 13 dias no hospital, sendo nove deles na UTI. Embora o caso do adolescente surpreendeu a todos no hospital, o que causou o mal súbito em Enzo ainda precisava ser investigado. 

Antes do episódio, ele nunca tinha apresentado nenhum sintoma ou algo que pudesse levar à parada cardíaca. No entanto, após diversos exames, um problema cardíaco foi diagnosticado. 

Segundo o cardiologista, foi identificado que Enzo apresenta uma leve alteração no coração: uma hipertrofia conhecida como miocardiopatia hipertrófica

"É uma doença de origem genética que promove essa hipertrofia e predispõe a arritmias e eventos cardiovasculares", explicou o médico. Ele destacou que essa é uma doença rara, que acomete um a cada 500 brasileiros.

No caso de Enzo, ele precisou colocar uma espécie de marca-passo, chamado de Cardiodesfibrilador Implantável (CDI). Segundo o cardiologista, o dispositivo consegue perceber o momento em que o paciente tem um parada cardíaca e emite choques para que o coração volte ao ritmo normal.


Enzo Henrique. (Foto: Reprodução/Instagram/Enzo Henrique)

“Meia hora sem ter o coração batendo eu já estava morto praticamente, foi Deus mesmo que me colocou de volta”, testemunhou Enzo.

“Glória Deus por tudo, após os 60 dias mais difíceis da minha vida, em recuperação e em provações, estou de volta ao princípio. Jesus é a verdade e a vida”, acrescentou ele no Instagram.

“É um milagre né? Eu encaro como um milagre de Deus realmente”, afirmou uma socorrista. 

E outro acrescentou: “Eu acredito que Deus tem um propósito muito grande na vida dele”.

Atualmente, o adolescente está sendo acompanhado de perto pelos médicos. Na última semana, ele passou por uma consulta no Instituto do Coração do Hospital das Clinicas (InCOR) da Universidade de São Paulo (USP), onde também vai realizar um teste genético.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições