Ataque do Talibã mata 16 pessoas e deixa 119 feridas em Cabul, no Afeganistão

O ataque suicida aconteceu em um complexo que abriga várias organizações internacionais e pousadas, em Cabul.

Fonte: Guiame, com informações do The GuardianAtualizado: terça-feira, 3 de setembro de 2019 às 12:41
Mulher ferida foi levada ao hospital, logo após ataque do Talibã, em Cabul. (Foto: Mohammad Ismail/Reuters)
Mulher ferida foi levada ao hospital, logo após ataque do Talibã, em Cabul. (Foto: Mohammad Ismail/Reuters)

O Talibã assumiu a responsabilidade por uma grande explosão na capital do Afeganistão, poucas horas depois que um enviado dos EUA informou o governo afegão na última segunda-feira (2), sobre um acordo "em princípio" com o grupo insurgente, que faria com que 5.000 soldados dos EUA deixassem o país dentro de cinco meses.

O porta-voz do Ministério do Interior Nasrat Rahmi disse que pelo menos cinco civis foram mortos e cerca de 50 ficaram feridos, mas disse que o número ainda poderia aumentar porque várias casas foram destruídas. Mais tarde, uma autoridade disse à Associated Press que o número havia subido para 16 mortos, com 119 feridos.

Ele confirmou que o alvo da explosão era o complexo Green Village, que abriga várias organizações internacionais e pousadas. A explosão gerou uma nuvem de fumaça no céu noturno sobre Cabul e fez com que um posto de gasolina nas proximidades se incendiasse.
  
Não ficou claro imediatamente por que o Talibã continua com esses ataques, já que o enviado dos EUA disse que as tropas americanas estavam se retirando da guerra mais longa de sua história e marcando assim a vitória do grupo terrorista.
  
O porta-voz do Ministério do Interior, Nasrat Rahimi disse que cerca de 400 estrangeiros foram resgatados depois que o homem-bomba atingiu o complexo na noite da última segunda-feira. A explosão ocorreu na rua do lado de fora e destruiu várias casas.
  
Cinco terroristas foram mortos a tiros pelas forças de segurança depois que o homem-bomba, que aparentemente dirigia um trator cheio de explosivos, detonou seu veículo, disse Rahimi. A explosão atingiu a parede ocidental do complexo.

Contexto 
 
O Green Village também foi atingido por um carro-bomba suicida em janeiro, novamente quando o enviado dos EUA, Zalmay Khalilzad, visitava a capital para informar o governo afegão sobre suas negociações com o Talibã ao fim de quase 18 anos de luta.
  
Horas antes do ataque de segunda-feira, Khalilzad mostrou um projeto ao presidente afegão, depois de declarar que eles estão "no limiar de um acordo" após o final da nona rodada de negociações entre o Talibã e os EUA no Catar. O acordo ainda precisa da aprovação do presidente Donald Trump.
  
Não houve comentários imediatos de Khalilzad após a explosão, que foi fortemente condenada pelo presidente afegão Ashraf Ghani.
  
Abalados, os moradores de Kabul questionam se é possível confiar em qualquer acordo com o Talibã, especialmente quando as tropas estrangeiras se retiram.
  
O grupo terrorista quer que todas as cerca de 20.000 tropas dos EUA e da OTAN saiam do Afeganistão imediatamente, enquanto os EUA buscam uma retirada em fases que dependeriam do Talibã atender a certas condições, como a redução da violência.
  
Os ataques aumentaram nos últimos meses, incluindo ações terroristas do Talibã em duas capitais provinciais no fim de semana, à medida que o grupo procura fortalecer sua posição de negociação não apenas com os EUA, mas com o governo afegão nas negociações intra-afegãs, elas se tornam ainda mais desafiadoras.
  
Alguns analistas também alertaram que algumas facções do Talibã podem estar expressando descontentamento com o acordo dos EUA, embora os líderes políticos do grupo nas conversações no Catar tenham insistido que suas dezenas de milhares de combatentes respeitariam qualquer acordo alcançado.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições