Atleta se recusa usar camiseta LGBT por ser cristão: “Minha escolha é permanecer fiel”

A celebração do orgulho LGBT é celebrado anualmente pelo Flyers com apoio da liga esportiva.

Fonte: Guiame, com informações da AP NewsAtualizado: quarta-feira, 18 de janeiro de 2023 às 17:49
Defensor  do time dos Flyers, Ivan Provorov. (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons/Bobinas All-Pro)
Defensor do time dos Flyers, Ivan Provorov. (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons/Bobinas All-Pro)

Ivan Provorov, defensor do time profissional americano de hóquei no gelo, Flyers — Filadélfia (EUA), mencionou a crença na religião ortodoxa russa, para justificar sua ausência no aquecimento pré-jogo em que jogadores da equipe vestiram camisetas com tema do orgulho gay acompanhados de  bastões amarrados com fitas nas cores do arco íris, símbolo do LGBT.

O jogo do Flyers foi uma celebração anual da comunidade LGBTQ+ e ocorreu na noite da última terça-feira (17), contra o time  Anaheim, da Califórnia (EUA).

Provorov 26 anos, jogou cerca de 23 minutos e garantiu um placar da vitória de 5-2, mas se recusou a participar da comemoração e afirmou: 

“Respito a escolha de todos. Minha escolha é permanecer fiel a mim mesmo e à minha religião”. 

“Uma coisa que eu respeito em Provorov é que ele é sempre fiel a si mesmo”, afirmou o técnico do time John Tortorella, à AP News.

Ivan Provorov se mudou da Rússia para os Estados Unidos ainda adolescente. Assinou um contrato de 40.5 milhões de dólares, durante seis anos, antes da temporada de jogos de 2019. 

Ganhou um troféu como melhor defensor que representava o falecido atleta profissional de hóquei canadense, Barry Ashbee, e se tornou o jogador mais jovem da Filadélfia a receber essa homenagem.

Envolvimento do time com a causa

As camisetas e tacos dos atletas foram decorados para um leilão, a fim de gerar lucros para uma instituição de caridade do time e ajudar a desenvolver o hóquei em diversas comunidades.

Além da comemoração, os Flyers também organizaram um pré-jogo para jovens LGBTQ+ locais. Os integrantes do time James Van Riemsdyk e Scott Laughton, são apoiadores do movimento e lançaram um programa de apoio à juventude na Filadélfia, cerca de 50 pessoas da comunidade se encontraram com eles após a partida. 

“Não tenho nada contra ninguém”, disse Laughton sobre o posicionamento de Provorov. 

A arena multiuso Wells Fargo Center, foi decorada em tons de arco íris em luzes de LED. Segundo a AP News, a equipe se manifestou em um comunicado após o jogo dizendo:

“A organização Philadelphia Flyers está comprometida com a inclusão e tem orgulho de apoiar a comunidade LGBTQ+. Os Flyers continuarão sendo fortes defensores da inclusão e da comunidade LGBTQ+”.

Essa não é a primeira vez que um atleta se recusa a abrir mão de princípios cristãos em favor da causa. O Guiame noticiou alguns casos em que jogadores confirmaram estar comprometidos com sua fé.

Uma zagueira da Liga Nacional de Futebol Feminino, dos EUA, decidiu não participar de um jogo onde era obrigatório o uso de uma camiseta do orgulho gay, em 2022. 

Outro caso parecido aconteceu na Austrália, também em 2022, sete jogadores de um time de rugby se recusaram a usar uma camisa em apoio à inclusão LGBTQ.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições