Casamentos gays são autorizados na Igreja Episcopal da Noruega

A proposta ainda será aprovada pelo sínodo, que se reunirá em abril de 2016. No entanto, se espera que a decisão seja favorável à opinião da maioria dos líderes pró casamento gay.

Fonte: Guiame, com informações de Christian TodayAtualizado: terça-feira, 3 de novembro de 2015 às 17:47
Em julho deste ano, a Igreja Episcopal dos Estados Unidos já havia anunciado a aprovação das cerimônias de casamento gay. (Foto: NBC New York)
Em julho deste ano, a Igreja Episcopal dos Estados Unidos já havia anunciado a aprovação das cerimônias de casamento gay. (Foto: NBC New York)

Casais homossexuais foram autorizados a se casar na Igreja Episcopal da Noruega, de acordo com uma decisão unânime de doze bispos na sexta-feira, 30 de outubro. 

"Este é um dia muito importante para a igreja", disse a presidente da Conferência Episcopal Norueguesa, bispa Helga Haugland Byfuglien.

A Noruega legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em 2008, mas as igrejas foram deixadas livres para desenvolver a sua própria liturgia. Até então, a igreja ainda não havia tomado uma posição sobre o assunto.

A proposta ainda será aprovada pelo sínodo, que se reunirá em abril de 2016. Na ocasião, os pastores terão o direito de se recusar conduzir a celebração de casamentos entre homossexuais.

Uma proposta semelhante a essa foi rejeitada pelo sínodo no ano passado. No entanto, se espera que a decisão seja favorável à opinião da maioria dos líderes pró casamento gay.

"Há diferentes percepções do casamento entre casais do mesmo sexo, tanto na Igreja da Noruega como entre os bispos. Mas estamos ansiosos para encontrar uma decisão que possa ter um efeito unificador", disse Byfuglien ao jornal local NTB Newswire.

Casamento bíblico

Diante de decisões como a definida pelos bispos noruegueses, Russell Moore, presidente da Ética e Comissão de Liberdade Religiosa da Convenção Batista do Sul exortou os cristãos a não entrarem em pânico.

"A igreja vai precisar se articular nos próximos anos com relação ao que acreditamos sobre o casamento. Não podemos supor que as pessoas concordam conosco, ou mesmo nos entendam. Não vamos simplesmente falar sobre o casamento em termos de valores, cultura ou o florescimento humano. Vamos falar sobre o casamento da maneira que Jesus e os apóstolos nos ensinaram — ligado ao próprio evangelho, uma imagem da união de Cristo com a sua Igreja (Ef 5:32)", disse ele em um blog publicado no site The Washington Post.

A Associação Evangelística Billy Graham e o presidente da Missão Bolsa do Samaritano, Franklin Graham disse que os princípios estabelecidos por Deus sempre subsistirão.
 
"Muito antes de o nosso governo existir, o casamento foi criado por Aquele que criou o homem e a mulher, o Deus Todo-Poderoso e Suas decisões não estão sujeitas à revisão de qualquer tribunal de origem humana. Deus é claro sobre a definição de casamento em Sua Santa Palavra: 'Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua esposa, e eles se tornarão uma só carne' (Gênesis 2:24)", destacou Graham.

Evangelista e fundador do ministério 'DesiringGod.org', o pastor John Piper lamentou a normalidade que o tema se revestiu nos últimos anos. "O que é novo também não é a celebração e aprovação do pecado homossexual. O comportamento homossexual tem sido explorado, deleitado, celebrado na arte, por milênios. O que há de novo é a normalização e institucionalização disto. Esta é a nova calamidade".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições