Cinco evidências científicas que comprovam episódios da Bíblia

Indícios arqueológicos que comprovam a existência de grandes personagens e locais bíblicos.

Fonte: Guiame, com informações de Revista GalileuAtualizado: sexta-feira, 31 de julho de 2015 às 18:39

 

A Bíblia é a maior evidência da obra de Deus na Terra para as pessoas que têm fé em sua veracidade. Mas, até mesmo para os duvidosos, evidências históricas e científicas, que foram trazidas à tona por pesquisadores, podem comprovar. Confira cinco delas:

1- A comprovação física da Arca de Noé

Quatro alunos de física da Universidade de Leicester, na Inglaterra, decidiram investigar a possibilidade de a arca de Noé flutuar enquanto carregava diversos pares de cada espécie animal. Em 2014, os estudantes começaram a analisar, de acordo com a física, o passo a passo das detalhadas instruções que Deus entregou a Noé, na Bíblia.

Primeiramente, o grupo converteu a medida utilizada na Bíblia em centímetros. Seguindo esse raciocínio, a arca teria 145 metros de comprimento, 24 metros de largura e 14 metros de altura.

Noé foi instruído a construir a arca com a “madeira de gofer”, cuja densidade é parecida com a madeira do cipreste, que foi utilizada pelos estudantes na ocasião. Com isso, ao descobrir que a densidade da embarcação é menor do que a da água para flutuar, eles concluíram que a arca poderia carregar 51 milhões de quilos, ou seja, ela poderia ter carregado um casal de cada espécie animal existente na época de Noé.

Segundo estudantes, a Arca de Noé teria capacidade para suportar até 51 milhões de quilos. (Foto: Divulgação)


2 - A pedra de Pôncio Pilatos

Em 1961, uma equipe de arqueólogos descobriu uma pedra enquanto escavava um teatro construído por Herodes em Cesareia, Israel. A pedra possuía uma inscrição na lateral com os dizeres: “Pôncio Pilatos, prefeito da Judeia, a dedica”. Essa foi a primeira evidência física da existência do personagem bíblico.


A pedra de Pôncio Pilatos atualmente se encontra no museu de Israel. (Foto: Wikimedia/Brburton)

3 - O Reservatório de Siloé

No livro de João, após curar um cego de nascença, Jesus lava os olhos dele com as águas do Reservatório de Siloé. Acadêmicos acreditavam que João não estava se referindo a um local real, e sim usando um conceito religioso para ilustrar a passagem.
 
No entanto, em 2005, um grupo de encanadores encontrou a reserva de água na Cidade Velha de Jerusalém. “Encontramos o Reservatório de Siloé exatamente onde João disse que ele estava”, afirma James Charlesworth, especialista no Novo Testamento.
 

Representação do reservatório, localizado na cidade de Davi. (Foto: Wikimedia/Yoav Dothan)


4 - A parede do rei Salomão

Segundo o primeiro livro de Reis, no Antigo Testamento, o rei Salomão ordenou a construção de uma muralha em Jerusalém. Em 2010, uma parte da construção foi encontrada durante uma escavação conduzida pela Universidade Hebraica de Jerusalém. A muralha possuía 70 metros de comprimento e 6 metros de altura e, além dela, foram escavadas uma guarita de segurança e uma torre.

Em 2010, uma parte da construção foi encontrada durante uma escavação conduzida pela Universidade Hebraica de Jerusalém. (Foto: Reprodução/ Bible Evidence) 

5 - Cidadela da Primavera

Após 20 anos escavando a Cidade de Davi, principal sítio arqueológico de Jerusalém, foi descoberta a fortaleza “Cidadela da Primavera”. “A cidadela foi construída para salvar e proteger a água da Fonte do Giom dos inimigos que queriam conquistar as cidades, bem como proteger as pessoas que queriam beber água e voltar para a cidade”, afirma Oriya Dasberg, diretor de desenvolvimento da Cidade de Davi.

Os arqueólogos acreditam que essa é a mesma estrutura conquistada pelo rei Davi em passagem de Samuel e o mesmo local onde Salomão foi ungido rei.

Ilustração mostra fonte de Giom. (Foto: Reprodução/ Wikimedia)

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições