Conselho de Segurança da ONU ameaça retaliar Coreia do Norte

Depois de uma reunião extraordinária convocada por Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul, o Conselho de Segurança da ONU condenou firmemente o teste com bomba de hidrogênio.

Fonte: Guiame, com informações da AFPAtualizado: quarta-feira, 6 de janeiro de 2016 às 22:18
Reprodução
Reprodução

O órgão máximo da ONU afirma que irá começar a trabalhar em medidas contra Pyongyang, após teste nuclear que foi condenado internacionalmente. Os Estados Unidos afirmam que a análise deixa em dúvida real uso de bomba de hidrogênio. Depois de uma reunião extraordinária convocada por Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul, o Conselho de Segurança da ONU condenou firmemente o teste com uma bomba de hidrogênio que, segundo a Coreia do Norte, teria sido realizado nesta quarta-feira, 6.

"Os membros do Conselho de Segurança lembraram que já expressaram anteriormente a determinação de tomar medidas significativas adicionais no caso de haver outro teste nuclear da Coreia do Norte", disse Elbio Rosselli, embaixador do Uruguai, país que atualmente preside a entidade.

"Em conformidade com este compromisso e a gravidade desta violação, os membros do Conselho de Segurança vão começar a trabalhar imediatamente em tais medidas em uma nova resolução", completou.

Após especulações sobre um terremoto provocado por ação humana, a Coreia do Norte confirmou seu primeiro "teste bem-sucedido" de uma bomba de hidrogênio, que tem potência muito maior do que uma bomba nuclear comum. Três testes nucleares anteriores, realizados em 2006, 2009 e 2013, levaram à imposição de uma série de sanções da ONU à Coreia do Norte.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou veemente o teste atômico e exigiu que o país "cesse todas as atividades nucleares". "Condeno-o inequivocamente. Exijo que a Coreia do Norte cesse todas as atividades nucleares e cumpra suas obrigações de desnuclearização comprovável", disse Ban antes do início da reunião de emergência do Conselho de Segurança sobre a situação.

O teste, o quarto realizado pelo regime de Pyongyang, é "muito preocupante" e "profundamente desestabilizador para a segurança regional", afirmou o secretário-geral da ONU. "Este teste mais uma vez viola diversas resoluções do Conselho de Segurança. É mais uma grave transgressão das normas internacionais contra testes nucleares".

Leia Mais

Coreia do Norte relata sucesso em teste de bomba de hidrogênio e preocupa líderes mundiais

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições