“É proibido orar, mas não matar”, questiona homem preso por orações em clínica de aborto

Christian Hacking é cadeirante e foi removido à força pela polícia que apresentou a ele um pedido de prisão.

Fonte: Guiame, com informações do Christian ConcernAtualizado: quarta-feira, 6 de novembro de 2019 às 19:27
Christian Hacking durante oração na porta da clínica de aborto. (Foto: Reprodução/Telegraph)
Christian Hacking durante oração na porta da clínica de aborto. (Foto: Reprodução/Telegraph)

Um homem cristão que foi preso e processado por orar pacificamente do lado de fora de uma clínica de aborto em Londres. Ele só teve as acusações retiradas pelo Serviço de Promotoria da Coroa, graças ao apoio do Centro Jurídico Cristão.

A prisão e o caso levantam a questão de se orar em um espaço público agora constitui "assédio" e se "zonas de amortecimento" nas clínicas de aborto violam a liberdade de expressão, religião e pensamento.

Christian Hacking, 29 anos, que passou a andar sobre cadeira de rodas depois de um acidente, foi preso pela polícia em agosto de 2019 por não cumprir uma Ordem de Proteção de Espaços Públicos (PSPO) do lado de fora de uma clínica de aborto Marie Stopes em Ealing.

A polícia foi chamada inicialmente depois que um membro da equipe relatou dois homens orando na grama do lado de fora.

As imagens da câmera da polícia mostram dois agentes se aproximando de Christian e um amigo que estava com ele, dizendo que pareciam duas pessoais legais, mas que não poderiam ficar em oração.

A polícia alertou Christian e seu amigo que apenas estar do lado de fora da clínica era uma violação do PSPO.

Depois disso, seu amigo saiu, mas Christian ficou e disse: "Vou continuar orando. Eu estou neste lugar porque eles estão matando seres humanos dentro desta clínica, é ilegal proibir qualquer pessoa que ore em qualquer lugar desta terra”.

Christian alegou que o PSPO foi construído com base em argumentos falsos, assédio falso, notícias falsas, e que não o respeitaria. “Eu não acho que você tenha o direito constitucional de impedir alguém de orar, então vou continuar orando aqui até que você me remova, à força ou o que for, porque o mais importante é que a lei de Deus seja confirmada nesta nação e não a lei daqueles que governam esta nação e não essa lei ridícula que diz que as pessoas não podem orar.”

Christian então pediu esclarecimentos ao policial sobre se era uma ofensa criminal orar naquele local. O policial disse: “Estou dizendo que você está violando a ordem judicial.”

Christian respondeu: “Portanto, é uma ofensa criminal orar, de acordo com a ordem judicial, é uma ofensa criminal orar fora de um lugar onde crianças estão sendo mortas?”

O oficial então declarou: “Acredito que lhe dei a resposta”.

Preso por orar

As imagens da câmera do corpo policial mostram uma van da polícia chegando ao local.

Não advertindo Christian com um aviso oficial, a polícia prendeu Christian, dizendo: "Levante-se, Christian, você está preso".

Christian respondeu: "Não consigo me levantar, estou em uma cadeira de rodas. Não estou me mexendo, estou orando. Não vou capitular suas demandas. Estou autorizado a orar aqui. Esta terra era do Senhor antes de ser do Conselho de Ealing."

Quatro policiais então carregaram Christian pelos braços e pernas, colocando-o na van da polícia. Quando Christian é levado para a van, ele grita: "Eu não fiz nada errado além de orar".

Ele foi levado para a delegacia de Acton, onde ficou preso por oito horas antes de ser libertado sob fiança.

Fé cristã

Christian comentou sua experiência: “Ser tratado como um criminoso e preso por oito horas por orar é ridículo. Minha fé cristã me chama para defender os que não têm voz e de que maneira mais pacífica posso alcançar isso do que através da oração. Se os provedores de aborto não quiserem que eu ore fora da clínica, eles devem comprar a terra e cercá-la. Não prender pessoas por fazerem o que não gostam em propriedade pública”.

“Não me arrependo do que fiz e exorto a Igreja a orar mais, não menos fora das clínicas, até que o assassinato pare. Certamente nós, como nação, podemos dar às mulheres em crise algo melhor que o aborto”, disse.

“Eu me preocupo profundamente com todas as famílias que frequentam clínicas de aborto e continuarão fazendo o que for preciso, não importa o que seja, até que esse genocídio silencioso de crianças inocentes termine”, avisou.

Julgamento

Apoiado pelo Christian Legal Center, Christian foi julgado em 5 de novembro. No entanto, uma carta foi enviada afirmando que o caso não seria mais levado adiante porque não havia "evidências suficientes para fornecer uma perspectiva realista de condenação".

O PSPO em torno da clínica de aborto de Ealing foi o primeiro de seu tipo a ser introduzido no Reino Unido. A zona de exclusão, mantida pelo Tribunal de Apelação em outubro de 2019, proíbe uma série de atividades em um raio de 100m da clínica, até mesmo proibindo a oração.

O documento afrima que “[as pessoas não devem se envolver] em nenhum ato de aprovação / desaprovação ou tentativa de ato de aprovação / desaprovação, com relação a questões relacionadas aos serviços de aborto, por qualquer meio. Isso inclui, entre outros, meios gráficos, verbais ou escritos, oração ou aconselhamento.”

A Christian Concern já havia feito campanha contra as 'zonas de amortecimento do aborto' que proíbem a oração nas clínicas. No ano passado, a criação de "zonas livres de protesto" foi revisada por Sajid Javid MP, com o ex-secretário do Interior e atual chanceler concluindo que a medida "não seria uma resposta proporcional".

A liberdade de expressão e a livre circulação devem ser restauradas

Andrea Williams, diretora executiva do Christian Legal Center, comentou: “É surpreendente que recursos policiais vitais tenham sido usados ​​para prender e deter um homem em uma cadeira de rodas por orar pacificamente fora de uma clínica de aborto”.

Ela diz que “o suposto objetivo da legislação da PSPO era impedir o assédio, apesar de nunca haver evidências de que as mulheres foram assediadas. As autoridades agora parecem pensar que até a oração é assédio. Christian não assediou ninguém, e sua prisão estava completamente errada”.

“As filmagens de quatro policiais carregando um homem com deficiência e sua cadeira de rodas em uma van, simplesmente por orar, são profundamente perturbadoras. Seu efeito pretendido é silenciar qualquer oposição ao que está acontecendo na clínica. A prisão de Christian terá o resultado oposto”, afirmou.

Em defesa de Christian, ela disse que o rapaz “assumiu uma posição corajosa fora da clínica motivada pelo amor de Deus por todos e cada um de nós, especialmente pelas mulheres em gravidez de crise e seus filhos. O que diz sobre a nossa sociedade quando a compaixão pacífica pela vida é tratada por prisão e prisão?”

A defesa pede ao “Conselho de Ealing que reveja sua política em torno da zona-tampão e que a liberdade de expressão e a livre circulação sejam adequadamente restauradas na área".

Assista:

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições