Eduardo Cunha critica ato de soltar ratos na Câmara: 'brincadeira de mau gosto'

Um servidor comissionado da Casa soltou cinco roedores – dois ratos, dois hamsters e um esquilo da Mongólia – no plenário onde ocorre a CPI da Petrobrás nesta quinta-feira (9).

Fonte: Guiame, com informações de Isto É DinheiroAtualizado: sexta-feira, 10 de abril de 2015 às 20:10
Cinco roedores foram soltos no plenário onde ocorre a CPI da Petrobrás. (AFP Photo/Luis Macedo)
Cinco roedores foram soltos no plenário onde ocorre a CPI da Petrobrás. (AFP Photo/Luis Macedo)

 

O deputado evangélico Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara, criticou a atitude de um servidor comissionado da Casa ao soltar cinco roedores – dois ratos, dois hamsters e um esquilo da Mongólia – no plenário onde ocorre a CPI da Petrobrás nesta quinta-feira (9).

Após o acontecimento, Cunha desligou de seu cargo o responsável pelo ato, Márcio Martins Oliveira, até então lotado na Segunda Vice-Presidência da Câmara. Oliveira poderá ficar impedido de ser contratado pelo serviço público e também poderá ser condenado criminalmente por colocar a vida de terceiros em risco, segundo o presidente. 

"Já tomei as medidas que tinha de tomar. Não só exonerei o funcionário como também determinei as punições administrativas e as policiais. Ele foi autuado e vai ter inquérito, enfim, a legislação aplicada em seu extremo rigor", afirmou o presidente. O servidor nega a acusação e se diz alvo de um equívoco.

A Polícia Legislativa irá investigar se o servidor agiu a mando de algum partido ou parlamentar, de acordo com Cunha. Ele também quer alterar as normas de segurança da Casa – atualmente, parlamentares, servidores e jornalistas não precisam passar por detectores de metal, nem submeter bolsas e sacolas ao aparelho de raios X.

"A Polícia Legislativa, ao fim do inquérito, tem de chegar a essa conclusão, embora rato eu ache que não passaria pelo detector de metal", disse Cunha. "Essas coisas não combinam com o Parlamento, não combinam com a seriedade do trabalho que a gente quer fazer e está fazendo na Casa. Não se pode, em uma Comissão Parlamentar de Inquérito séria, ouvindo uma oitiva séria, ter esse tipo de brincadeira de mau gosto e ainda com risco para as pessoas", afirmou o evangélico.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições