Egito legaliza 141 igrejas, maior número em quase três anos

É o maior lote aprovado desde março de 2019, quando o comitê, que iniciou seus trabalhos em 2017, concedeu 156 licenças.

Fonte: Guiame, com informações do Barnabas FundAtualizado: segunda-feira, 24 de janeiro de 2022 às 15:54
Igreja Presbiteriana em Luxor, Egito. (Foto: Marc Ryckaert / Creative Commons)
Igreja Presbiteriana em Luxor, Egito. (Foto: Marc Ryckaert / Creative Commons)

O Egito concedeu licenças a 141 igrejas e edifícios afiliados a igrejas em 4 de janeiro – o maior número aprovado em uma única sessão do comitê do Gabinete que supervisionou o processo por quase três anos.

Este é o 22º lote de aprovações e eleva o número de igrejas com licenças concedidas para 2.162 das 3.730 que solicitaram registro depois que uma nova Lei para Construção e Restauração de Igrejas varreu as restrições da era otomana aos edifícios da igreja em 2016.

É o maior lote aprovado desde março de 2019, quando o comitê, que iniciou seus trabalhos em 2017, concedeu 156 licenças.

Em abril de 2019, quando o número de licenças aprovadas caiu para 111, o primeiro-ministro Mustafa Madbouli, que preside o comitê, disse aos membros que eles precisavam acelerar seu trabalho e limpar o acúmulo de prédios de igrejas não licenciados o mais rápido possível.

O comitê se reuniu 16 vezes desde março de 2019, concedendo uma média de 86 licenças por sessão.

Até que o comitê começou a trabalhar, apenas algumas igrejas estavam registradas e era extremamente difícil obter uma licença. As congregações estão autorizadas a cultuar em edifícios de igrejas não licenciadas até a conclusão do processo de licenciamento.

Ensino do cristianismo

O ensino sobre o cristianismo e o judaísmo passará a fazer parte da educação religiosa nas escolas do Egito. De acordo com o Ministério da Educação a aprovação para que as matérias façam parte do currículo escolar se dá pelos “valores comuns” com o Islã.

Proposta pela primeira vez pelo parlamento egípcio, a medida tem o objetivo de promover a tolerância e o entendimento religioso.

“A aprovação do Ministério da Educação do assunto dos valores religiosos compartilhados entre as religiões divinas expressa o empenho do estado em divulgar os valores da tolerância e da fraternidade”, disse Kamal Amer, o chefe do Comitê Parlamentar de Defesa e Segurança Nacional.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições