Estado Islâmico toma o controle de cidade histórica e já domina mais da metade do território da Síria

Novos ataques mostram que a força dos jihadistas continua crescendo

Fonte: Guiame, com informações de publico.ptAtualizado: sexta-feira, 22 de maio de 2015 às 15:05
Cidade histórica de Palmira
Cidade histórica de Palmira

Na noite de quarta-feira (20), o Estado Islâmico tomou o controle de Palmira, cidade história da Síria.

Diante do avanço dos jihadistas, o exército sírio bateu em retirada da cidade, deixando o caminho aberto.

Agora, com o controle de Palmira, o Estado Islâmico controla mais da metade do território da Síria e ameaça avançar a outras cidades vizinhas, em particular Homs.

Lembrando que Palmira fica próximo à fronteira com o Iraque, a tomada da cidade, bem como a tomada de Ramadi dias atrás, mostram o poder ofensivo dos jihadistas e apontam para a notícia de que as teorias de declínio do grupo podem estar erradas.

"Em vez de perderem recursos e combatentes, o grupo está, na verdade, a aumentar o seu controle sobre as populações nos bastiões de Raqqa e Mossul; está também a atrair um número considerável de recrutas, especialmente adolescentes", escreveu a revista norte-americana Foreign Policy.

Milhares de pessoas já morreram ou fugiram de suas casas e cidades por conta dos ataques do grupo jihadista, inclusive cristãos. Com o avanço dos extremistas, mais pessoas são vitimadas. A Igreja de Cristo precisa continuar orando em favor dessas pessoas.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições