"Eu preferia estar morto", diz criança, vítima de ataque do Boko Haram

O garoto falou sobre o dia em que sua casa foi invadida por milicianos da organização terrorista no início de janeiro deste ano (2015).

Fonte: Guiame, com informações do Religion News ServiceAtualizado: quinta-feira, 12 de março de 2015 às 23:19
Crianças como Tom Gowon "suportam" o peso da fúria do Boko Haram, considerando que seus combatentes seqüestraram mais de 200 estudantes no ano passado.
Crianças como Tom Gowon "suportam" o peso da fúria do Boko Haram, considerando que seus combatentes seqüestraram mais de 200 estudantes no ano passado.

Memórias do massacre promovido pelo Boko Haram em sua cidade natal tem assombrado o pequeno nigeriano Tom Gowon, de apenas 9 anos de idade.

O garoto falou sobre o dia em que sua casa foi invadida por milicianos da organização terrorista no início de janeiro deste ano (2015).
 
"Eu tive sorte porque eu não estava morto", disse Gowon, recordando o assalto a Baga, na Nigéria. "Mas eles atiraram e mataram o meu pai. Minha mãe foi sequestrada pelos militantes".
 
Crianças como Gowon "suportam" o peso da fúria do Boko Haram, considerando que seus combatentes seqüestraram mais de 200 estudantes no ano passado e tomaram territórios suficiente para declarar um califado, que cobre um quinto da Nigéria.
 
Onde os militantes encontraram resistência, eles mataram pessoas, montando pilhas de cadáveres, incendiado aldeias e deixou um rastro de sangue.
 
"Existem vários campos habitacionais por aqui... muitas crianças que perderam seus pais em ataques", disse Guy Nanhousngue, um trabalhador enviado do Chade - país vizinho que tem apoiado a Nigéria contra as forças do Boko Haram.

O enviado disse disse que as crianças constituem cerca de metade dos nigerianos, chegando ao campo de refugiados de Baga Sola, às margens do lago Chade, que separa os dois países.

"Estamos registrando mais de 50 crianças por dia aqui", relatou.
 
Nas últimas semanas, uma força multinacional envolvendo tropas dos Camarões, Chade e Nigéria se intensificou na luta contra o Boko Haram, chegando a retomar algumas cidades dos militantes, que declararam lealdade ao grupo Estado Islâmico, no último final de semana.
 
O caos desalojou mais de 1 milhão de nigerianos, criando uma onda de refugiados, que inclui 157 mil pessoas que fugiram para os vizinho Camarões, Chade e Níger. Cerca de 17 mil pessoas estão no Chade, de acordo com as Nações Unidas. A maioria dos refugiados são mulheres e crianças.
 
Mais pessoas conseguiriam refúgio no acampamento se as famílias não estivessem tentando navegar à escala de 40 milhas do Lago Chade.

"Muitos deles estão morrendo pelo caminho, tentando atravessar", disse Nanhousngue.
 
"Os refugiados que tentam contornar o lago, muitas vezes encontram este mesmo destino [morte]", disse Seid Abdullaye, um oficial do Chade, que supervisiona o acampamento Baga Sola.

A caminhada através de desertos e áreas úmidas na borda do lago pode levar dias ou mesmo semanas. Os sortudos que chegam ao seu destino podem respirar aliviados.
 
"Uma vez que chegam ao acampamento, a sua segurança é garantida", disse Abdullaye. "Estamos protegidos aqui com as forças militatares do Chade, e nós não estamos preocupados com qualquer tipo de ataques".
 
Mas seu futuro é cada vez mais incerto: "Os acampamentos no Chade estão a rebentar pelas costuras. Abrigo, comida, remédios e outros suprimentos, tais como mosquiteiros e equipamentos de cozinha estão acabando" disse Abdullaye.
 
Refugiados traumatizados, como o jovem Gowon se instalaram em desespero. Desde que as autoridades do Chade o levaram de um centro de detenção para crianças órfãs ao campo de refugiados, Gowon tem inalado solvente, para conseguir dormir e se livrar de seus pesadelos.
 
O garoto afirmou que não gosta de usar o produto, o que pode tornar-se em um vício. "Eu não gosto do solvente porque faz meu peito doer", disse ele. "Eu tenho estado doente desde que eu vim para o acampamento".
 
O solvente é a sua única diversão de uma vida de outra forma sombria. Se Gowon não pode garantir espaço em uma tenda durante a noite, ele às vezes dorme fora na grama ou se reune com outras crianças órfãs sob cobertores de papelão.
 
Outros órfãos solitários percorrem as ruas do acampamento. Muitos militantes do Boko Haram testemunharam massacrar centenas de pessoas quando o grupo extremista apreendeu uma base militar nigeriana em Baga, bem como várias outras cidades e vilas na região em janeiro.
 
"Eu não acho que tenho um futuro brilhante no meu país", disse Ali Hasana, de 12 anos, que esperava na fila para o alimento. "Eu não tenho nenhuma educação. Eu não tenho pais. Isso ocorre porque não há paz no meu país".
 
Hasana testemunhou os combatentes do Boko Haram assassinarem seus pais em um tiroteio, em Baga, no qual militantes pareciam querer matar todos que viam pela frente. Ele e outros cinco meninos escaparam do massacre e conseguiram chegar ao Chade.
 
"Havia corpos por todas as ruas", disse ele, lembrando do massacre em Baga. "Testemunhei funcionários da Cruz Vermelha carregando cadáveres em sacos de polietileno em caminhões após o massacre".
 
Amigo de Rick Hasana, Lami se pergunta se o pai e a mãe escaparam da morte, em Baga.
 
"Eu estava separado de meus familiares quando os militantes nos atacaram", disse ele. "Nós corremos para salvar as nossas vidas, e nunca mais nos encontramos. Eu não sei se eles estão vivos ou mortos, porque eles não estão aqui no, campo de pessoas deslocadas com a gente".
 
O presidente nigeriano, Goodluck Jonathan - que busca a reeleição 28 de março - prometeu lançar uma contra-ofensiva para recapturar territórios sob o controle do Boko Haram. No mês passado, ele adiou a eleição por seis semanas, aparentemente fora de preocupações com a segurança.
 
Mas muitos nigerianos suspeitam que ele mudou sua estratégia, porque ele enfrenta uma corrida difícil contra o rival Muhammadu Buhari, um ex-general que governou a Nigéria como um ditador na década de 1980. Buhari tem sido muito crítico com relação às falhas de Jônathan contra os militantes islâmicos.
 
A Política nigeriana não significam nada para Gowon. A criança está traumatizada, sua vida mudou para sempre.
 
"Eu não sei onde meu futuro está", disse ele. "Eu gostaria de também ter morrido durante o ataque".

 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições