Exposição no Parlamento Europeu exibe “Jesus LGBT” e gera críticas

A mostra fotográfica da artista Elisabeth Ohlson retrata Cristo rodeado de “discípulos sadomasoquistas" e dois homens deitados em forma de cruz em uma cama.

Fonte: Guiame, com informações de Evangelical Focus e CNE NewsAtualizado: sexta-feira, 5 de maio de 2023 às 14:14
As obras são da fotógrafa sueca Elisabeth Ohlson. (Foto: Facebook Elisabeth Ohlson).
As obras são da fotógrafa sueca Elisabeth Ohlson. (Foto: Facebook Elisabeth Ohlson).

Uma exposição que exibe “Jesus LGBT” no Parlamento Europeu em Bruxelas, na Bélgica, gerou críticas entre os parlamentares, nesta semana.

A mostra fotográfica da artista sueca Elisabeth Ohlson retrata Cristo rodeado de “discípulos sadomasoquistas" e dois homens deitados em forma de cruz em uma cama.

A exposição, que durou quatro dias, foi restrita a funcionários, parlamentares, políticos e pessoas com acesso ao prédio do parlamento.

Segundo a artista, ela foi convidada a exibir suas imagens pela eurodeputada sueca Malin Björk, do Partido de Esquerda da Suécia.

“Convidei a fotógrafa Elisabeth Ohlson para mostrar alguns de seus trabalhos. Todas as peças que ela escolheu para esta exibição tem um tema LGBTQI ou de direitos humanos inclusivos”, escreveu Malin, em um e-mail de divulgação da mostra.


As obras são da fotógrafa sueca Elisabeth Ohlson. (Foto: Facebook Elisabeth Ohlson).

“Falta de respeito com os cristãos”

A exibição gerou críticas de eurodeputados do Parlamento Europeu, que consideraram as obras desrespeitosas.

“O Parlamento Europeu tornou-se um lugar de impunidade para o lobby LGTBIQ+ com a cumplicidade de partidos de esquerda, populares e liberais”, denunciou Jorge Buxadé, do partido de direita Vox da Espanha, no Twitter.

A eurodeputada italiana, Maria Veronica Rossi, protestou contra a “falta de respeito para com milhões de crentes em toda a Europa ”.

O ex-deputado francês e secretário de Estado da Cultura, Philippe de Villiers, observou no Twitter que “a União Europeia se distancia pouco a pouco de suas raízes e nega nossa civilização”.

Durante a exposição, Elisabeth Ohlson respondeu às críticas, dizendo: “Existem milhões de pinturas de artistas famosos de Jesus com pessoas homossexuais. Estas são apenas 12 fotos de Jesus amando os direitos LGBT. Não deveria ser tão assustador”.

Obras polêmicas

De acordo com o jornal italiano Open, no início dos anos 2000, uma tentativa de exibir a mesma exposição no Parlamento Europeu foi recusada por ser considerada ofensiva. As obras foram expostas ao público pela primeira vez em 1999.

Esta não é a primeira vez que uma obra da fotógrafa sueca causa polêmica sobre os limites da liberdade de expressão.

Em 2019, a Igreja Luterana de Sankt Pauli kyrka em Malmö, na Suécia, pendurou no altar uma pintura do Jardim do Éden, que mostrava Adão e Eva como dois casais homossexuais e um pessoa trans.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições