FaceGlória é acusado de 'uso indevido de marca' pelo Facebook

Na ação, os representantes legais do Facebook dizem que "embora o INPI tenha adotado posição diferente, a marca infringe a lei de Propriedade Industrial, além de ser uma reprodução parcial do Facebook."

Fonte: Guiame, com informações de UOLAtualizado: quarta-feira, 8 de julho de 2015 às 12:42
O FaceGlória já tem 110 mil usuários inscritos – sendo 85 mil ativos.
O FaceGlória já tem 110 mil usuários inscritos – sendo 85 mil ativos.

 

FaceGlória, a recém-lançada rede social "voltada para a família cristã", recebeu uma notificação extrajudicial do Facebook por "uso indevido de marca".

Segundo informou Acir Santos, um dos criadores da página, o FaceGlória é patenteado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), além de ter domínio próprio. "A rede social é como uma roda, ninguém consegue reinventá-la, apenas aperfeiçoá-la e/ou enfeitá-la. O Facebook, no entanto, não pode achar que é dono do modelo. Ele mesmo imitou, em partes, o falecido Orkut", disse Santos ao site UOL.

Na ação, os representantes legais do Facebook dizem que "embora o INPI tenha adotado posição diferente, a marca infringe a lei de Propriedade Industrial, além de ser uma reprodução parcial do Facebook." O documento foi emitido no dia 1 de julho, pouco menos de um mês após o lançamento da rede social voltada para cristãos, que já tem 110 mil usuários inscritos – sendo 85 mil ativos.

Para Santos, o Facebook tomou essa medida por um "claro incômodo" diante do crescimento e exposição que o FaceGlória tem tido. Segundo ele, a rede já conta com usuários de mais de 50 países, como Estados Unidos, Índia, Portugal, Japão, Reino Unido, Angola, Espanha, Israel e Itália. "Vamos nos manter firme", garantiu o criador.

Uma das soluções, segundo Santos, é propor uma parceria. "Ainda não sabemos ao certo que tipo de parceria, mas quem sabe uma ação para o compartilhamento das postagens nas duas redes", informou.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições