Família processará escola que puniu filho por usar camisa 'só existem 2 gêneros'

Liam Morrison foi censurado novamente na escola. O advogado diz que a instituição deve ser intimada em breve.

Fonte: Guiame, com informações da Fox NewsAtualizado: quinta-feira, 18 de maio de 2023 às 11:24
Liam Morrison durante a reunião do comitê escolar. (Foto: Reprodução/Facebook/John T. Nichols Middle School - NMS)
Liam Morrison durante a reunião do comitê escolar. (Foto: Reprodução/Facebook/John T. Nichols Middle School - NMS)

No final de março, Liam Morrison foi forçado a sair de uma aula por vestir uma camisa com a frase: "Existem apenas dois gêneros". 

Este mês, a família do adolescente anunciou que irá processar a Nichols Middle School (NMS), nos Estados Unidos, por supostamente violar os direitos da Primeira Emenda do filho. 

Segundo a Massachusetts Family Institute (MFI), organização que representa a família Morrison, depois que Liam usou uma nova blusa no dia 5 de maio, os advogados da instituição informaram que o uso da camiseta continua sendo proibido.

"Então, o que aconteceu foi logo assim que a escola estava abrindo. Não demorou muito para alguém entrar na minha sala de aula e dizer: 'Ei, eu preciso que você me siga'", disse o aluno da 7ª série à Fox News.

"Percebi que eles provavelmente iriam querer que eu fosse ao escritório do diretor. E depois de segui-los, fui para a sala que eles me disseram para ir, e tirei a camisa porque sabia que era isso que iriam me pedir", acrescentou Liam.

Decisões jurídicas após o segundo episódio 

O aluno afirmou que a escola tem estado "relativamente normal" desde que lhe disseram para tirar a segunda camisa. Segundo ele, os colegas o respeitam depois do que ele fez. 

Sam Whiting, advogado da MFI, acredita que a escola receberá uma intimação do tribunal federal pelo processo que pode ser aberto em questão de semanas ou no próximo mês. 

"Liam fez tudo certo nesta situação. Ele não interrompeu nada. Ele não assediou ninguém. E ainda assim eles o estão censurando só porque não gostam do que sua camisa tinha a dizer”, disse ele. 

E continuou: “Isso ficou ainda mais evidente pelo fato de que eles o fizeram tirar uma versão censurada da camisa que não dizia nada sobre gênero. Apenas fazia uma declaração sobre censura".

O advogado explicou que Liam tem o direito de expressar sua opinião sobre o assunto na escola como faria em qualquer outro lugar, desde que não cause conflitos. 

Liam contou à Fox News que sua camiseta não era dirigida a ninguém, especificamente a pessoas que são "lésbicas, gays, transgêneros e outros".

"Estou apenas expressando minha opinião sobre uma declaração que acredito ser verdadeira", disse ele. 

O adolescente incentivou as famílias que se encontram em uma situação semelhante a se manterem firmes e lutar por suas crenças. 

"Sempre lute pelo que você acredita, no lugar em que vivemos, ou na época em que vivemos, há muitas pessoas que tentam fazer com que você não tenha permissão para acreditar no que pode. Isso está sendo tirado de nós. Precisamos ser capazes de expressar nossa opinião", concluiu Liam.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições