Forças dos EUA são informadas que Estado Islâmico estaria usando armas químicas

Sleiman Daoud al-Afari já havia trabalhado para Saddam Hussein especializando-se na produção de armas químicas e biológicas e informou as Forças dos EUA que o gás de mostarda e enxofre estaria sendo usado pelo grupo terrorista.

Fonte: Guiame, com informações do CBN NewsAtualizado: sexta-feira, 11 de março de 2016 às 15:18
Militantes do Estado Islâmico se posicionam com armamento pesado. (Foto: Reuters)
Militantes do Estado Islâmico se posicionam com armamento pesado. (Foto: Reuters)


Um recente ataque das forças especiais dos Estados Unidos levou a um grande avanço na guerra contra o Estado islâmico.

Eles capturaram um indício de que armas químicas estariam sendo fabricadas ou planejadas pelo grupo terrorista. Isto forneceu informações confirmando que o grupo terrorista estria usando gás mostarda de enxofre contra civis do Iraque e da Síria.

As Forças Especiais dos EUA capturaram o chefe do programa de desenvolvimento de armas químicas do Estado Islâmico no mês passado no norte do Iraque. Sleiman Daoud al-Afari já havia trabalhado para Saddam Hussein especializando-se na produção de armas químicas e biológicas.

Ele forneceu às autoridades norte-americanas, informações valiosas sobre como o Estado Islâmico tinha transformado em armas químicas, o gás mostarda de enxofre e o usou para carregar cápsulas de artilharia.

A informação levou a ataques aéreos norte-americanos como este, executado contra suspeitos de armas químicas locais perto de Mosul.

Apesar da informação recentemente obtida, o ministro da Defesa iraquiano Khalid Al-Obeidi nega que o Estado Islâmico estaria usando gás mostarda no Iraque.

"O 'Daesh' (Estado Islâmico) não tem armas químicas. Os combatentes do Daesh às vezes usam o gás de cloro que é ineficaz quimicamente. Mas eles o usam mais. Ao usá-lo (gás cloro), o 'Daesh' tenta afetar o moral dos soldados iraquianos. Mas estamos prontos para repelir isso e derrotá-los", insistiu.

Mas nas últimas semanas, a CBN News relatou informações, verificando a informação recém-obtida.

Em meados de fevereiro, o relato confirmou que o EI estaria planejando o uso de armas químicas. A Organização de Combate ao Uso de Armas Químicas disse que as amostras de solo obtidas atestaram positivo que o gás mostarda de enxofre realmente havia sido usado no local.

Na semana seguinte, o correspondente da CBN News, Chuck Holton - nas linhas de frente no norte do Iraque - mostraram evidências de morteiros químicos sendo carregados. Um soldado curdo, vítima de um ataque com gás, entrou em colapso em frente às câmeras do site internacional, enquanto era examinado por um médico.

O norte-mericano David Eubank, do 'Free Burma Rangers' estava no local no momento em treinavam os soldados curdos de Peshmerga.

Ele disse à CBN News: "Nós simplesmente não sabemos. Pode ser cloro, mostarda, ou outra coisa. E é por isso que precisamos de pessoas que tenham e testem isto. Venham, por favor. Alguém venha e faça um teste para que saibamos o que é isso. Assim nós poderemos tratar os nossos povos".

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições