Fotógrafo confirma história da foto da criança síria rendida: "Ela pensou que fosse uma arma"

"São as crianças que refletem os sentimentos com a inocência que têm", diz Osman Sağırlı

Fonte: Guiame, com informações da EBC / G1Atualizado: terça-feira, 31 de março de 2015 às 19:05
Criança síria se rende em foto
Criança síria se rende em foto

A foto de uma criança síria chamou a atenção de milhares de internautas nesta semana. Na imagem, a garotinha está com os braços erguidos, como em sinal de rendição, ao confundir uma câmera fotográfica com uma arma.

Mas, em se tratando de internet, surgiram alguns dúvidas e boatos quanto à veracidade da foto e da história por trás dela.

A BBC foi em busca da verdade e conversou com Osman Sağırlı, o fotógrafo turco responsável pela imagem.

Hudea é o nome da menina e a foto foi tirada no campo de refugiados de Atmeh na Síria, em dezembro do ano passado.

"Eu usei uma lente de telefoto e ela pensou que fosse uma arma. Depois que eu tirei eu olhei (para a foto) e percebi que ela (a criança) estava assustada, porque ela mordeu os lábios e levantou as mãos. Normalmente, crianças correm, escondem os rostos ou sorriem quando veem uma câmera", disse Sağırlı.

O fotógrafo comenta a realidade vista na vida das milhares de pessoas refugiadas em campos. "Faz mais sentido ver o que elas sofreram através das crianças e não dos adultos. São as crianças que refletem os sentimentos com a inocência que têm", acrescenta.

A notícias faz saber que a história da foto é tão real quanto o sofrimento das centenas de famílias, inclusive cristãs, que deixaram suas casas e vivem refugiadas.

Além da Síria, o Iraque também tem sido alvo de ataques de extremistas islâmicos e outras centenas de famílias iraquianas fogem para permanecerem vivas. Como disse o fotógrafo, a pureza das crianças revela melhor o sentimentos das pessoas que vivem refugiadas.

Miriam, uma garota iraquiana, é um desses exemplos. Ela deu entrevista a um programa de TV, falou sobre a nova vida que tem no campo de refugiados e agradeceu a Deus por prover tudo o que eles precisam para viver.


.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições