O G20, grupo formado pelas maiores economias do mundo, incluindo o Brasil, está organizando o Fórum de Religião, também chamado de R20. A ideia é discutir o papel das principais religiões nas questões globais.
A cúpula do G20 acontece de 2 a 3 de novembro na Indonésia, uma nação de maioria muçulmana.
O R20 foi criado pela Nahdlatul Ulama (NU), a maior organização islâmica do mundo, que representa 120 milhões de muçulmanos e mais de 40% da população da Indonésia.
“Pela primeira vez, a Cúpula do G20 incluiu oficialmente uma discussão sobre como as principais religiões podem se envolver para abordar questões globais urgentes como o evento principal”, afirmou Ishaq Zubaedi Raqib, presidente do instituto de comunicação da NU.
De acordo com a agência estatal Antara, o R20 é organizado para estimular discussões entre os líderes religiosos mundiais, a fim de que a religião forneça uma solução para os problemas, em vez de agravá-los.
O principal objetivo do fórum R20 é evitar que as questões de identidade religiosa sejam usadas como arma, além de prevenir mensagens de ódio e proteger os moradores da violência e do conflito, sublinhou Raqib.
A Nahdlatul Ulama tem atuado não apenas com a Liga Muçulmana Mundial, mas também com a Aliança Evangélica Mundial, com quem tem cooperado desde 2019.
Raqib informou que o secretário-geral da Aliança Evangélica Mundial, Thomas Schirrmacher, participará do R20 em Bali.
O Arcebispo Henry Ndukuba, Primaz da Igreja Anglicana da Nigéria, Matthew Kukah, Bispo Católico de Sokoto, no norte da Nigéria, e Bashar Warda, Arcebispo da Igreja Católica Caldéia em Erbil, no Iraque, também estão entre os palestrantes, informou o Christian Today.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições