Homem é engolido por baleia e comparado à história do profeta Jonas

Michael Packard, de 56 anos, foi engolido por uma baleia jubarte enquanto mergulhava na costa de Massachusetts.

Fonte: Guiame, com informações do Times of IsraelAtualizado: segunda-feira, 14 de junho de 2021 às 14:57
Michael Packard foi engolido por uma baleia jubarte perto de Massachusetts em 11 de junho de 2021. (Foto: Twitter)
Michael Packard foi engolido por uma baleia jubarte perto de Massachusetts em 11 de junho de 2021. (Foto: Twitter)

Em uma história que lembra a passagem do profeta Jonas, um veterano mergulhador foi engolido por uma baleia jubarte na sexta-feira (11) na costa de Massachusetts e sobreviveu para mostrar aos céticos que o feito bíblico é possível.

Michael Packard, de 56 anos, estava mergulhando perto da praia de Herring Cove, na baía de Cape Cod, para pescar lagostas do fundo do mar.

“Mergulhei e desci uns 15 metros de profundidade. De repente, senti uma pancada muito forte e não vi mais nada”, disse Packard ao Cape Cod Times. 

“Daí eu percebi: ‘Ai meu deus, estou na boca de uma baleia... Estou na boca de uma baleia e ela está tentando me engolir!’ Eu falei pra mim mesmo: ‘Tá bom, é isso. É isso... Minha hora chegou... Vou morrer’”, lembrou. 

Packard acredita que ficou na boca da baleia por cerca de 30 segundos, mas continuou respirando porque estava com seu equipamento de mergulho. Sua batalha parecia durar uma eternidade, até ser cuspido para fora.

“Eu vi a luz e ele começou a balançar a cabeça de um lado para o outro, e a próxima coisa que eu sabia era que estava do lado de fora”, disse ele ao jornal local. 

O mergulhador foi resgatado por seu companheiro de tripulação, que estava no barco. Packard foi levado ao hospital e não sofreu nenhum ferimento grave.


Mergulhador com baleia jubarte macho e fêmea em Roca Partida, ilha no México. (Foto: Getty Images/Rodrigo Friscione)

Charles “Stormy” Mayo, cientista sênior e especialista em baleias do Centro de Estudos Costeiros em Provincetown, reconhece que experiências como esta são raras.

As jubartes não são agressivas e Mayo acredita que foi um engolimento acidental, enquanto a baleia se alimentava de peixes.

Na Bíblia, o livro de Jonas relata a história do profeta que tentava evitar a ordem de Deus para profetizar a destruição da cidade de Nínive. Enquanto ele navegava em direção a Társis, uma tempestade atingiu o navio em que estava. Os marinheiros jogaram Jonas ao mar, como um sacrifício para se salvarem.

Jonas foi então engolido por um grande peixe. Passando três dias dentro da barriga do animal, o profeta orou a Deus e jurou entregar sua profecia — momento em que foi cuspido para fora

As baleias jubarte podem crescer até 18 metros e pesar cerca de 40 toneladas. De acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza, sua população global é estimada em cerca de 60.000.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições