Igreja pede ajuda para alimentar pessoas e rebanhos na Etiópia: "Salvem nosso povo”

Em meio a uma seca devastadora, cerca de 420 mil pessoas necessitam de ajuda alimentar urgente.

Fonte: Guiame, com informações de Christianity TodayAtualizado: sexta-feira, 4 de março de 2022 às 20:12
O sul da Etiópia enfrenta uma seca devastadora. (Foto: Wikimedia Commons/UK Department for International Development).
O sul da Etiópia enfrenta uma seca devastadora. (Foto: Wikimedia Commons/UK Department for International Development).

Em meio a uma seca devastadora na Etiópia, a Igreja Evangélica Etíope Mekane Yesus (Lugar de Jesus) está pedindo ajuda para alimentar a população e também seus rebanhos, que estão morrendo sob o sol escaldante.

“A situação é comovente e dolorosa”, disse Yishak Yohanes Dera, presidente do Sínodo da igreja, à Christianity Today. O líder de uma das maiores denominações protestantes no país africano, com mais de 10 milhões de membros, está entrando em contato com organizações de ajuda, instituições cristãs e órgãos governamentais para evitar a fome no sul da Etiópia. 

“Venham a Borena e salvem a vida de nosso povo”, Yishak. A igreja, que faz parte da Federação Luterana Mundial, já enviou sua organização humanitária para atuar em Borena, na província de Oromia, uma das áreas mais afetadas. 

Segundo Yishak, apenas em Borena cerca de 420 mil pessoas necessitam de ajuda alimentar urgente. Mais de 400 escolas da região estão sem água e as crianças já abandonaram os estudos. 

“A situação deve piorar. Durante esse período de escassez, se espera que mais animais morram. Isso pode levar muitas crianças, mulheres e idosos à fome e à morte inesperada”, explicou o líder.

Mais de 90% da população de Borena depende de seus rebanhos de gado, cabras, ovelhas e camelos para sobreviver. Então, a perda dos rebanhos leva a perda do seu único meio de subsistência. Nos últimos meses, mais de 240 mil animais morreram de fome no sul da Etiópia.

A Comissão de Desenvolvimento e Serviços Sociais da Igreja Evangélica Etíope já ganhou uma doação de 470 mil dólares da organização humanitária da igreja protestante alemã, Bread for the World, para ajudar a alimentar os etíopes em Borena. O valor será utilizado para comprar alimentos para crianças e mulheres que amamentam, forragem para o gado e para consertar poços que secaram.

Cristãos etíopes ajudando uns aos outros

Entretanto, a necessidade é muito grande e uma única doação não é suficiente para ajudar todos durante a intensa seca. Na província de Oromia, calamidades naturais, como surtos de gafanhotos, arbustos de espinhos invasores que ocupam pastagens e seca são comuns.

Entretanto, a frequência e a intensidade das secas na região está aumentando nos últimos anos. “Nos séculos 19 e 20, as secas ocorriam uma vez a cada oito anos e o impacto era relativamente insignificante. Recentemente, a seca vem ocorrendo a cada dois anos”, explicou Wondimu Wallelu, funcionário da Comissão de Serviços Sociais da Igreja Etíope.

Segundo os líderes da denominação, os cristãos de Borena estão orando, ajudando uns aos outros e compartilhando tudo o que possuem. Aqueles que moram nos distritos que ainda têm pastagem convidam os vizinhos para trazerem seu rebanho para suas terras.

Como a congregação de Turkuma, que está hospedando dez famílias, junto com um rebanho de 300 cabeças de gado, de um distrito vizinho. “Temos que ser exemplares para mostrar que é possível ajudar uns aos outros”, declarou Abeya Wakwaya, comissário da organização humanitária da igreja. 




Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições