Todas as igrejas de Charleston e cerca de 100 em todo o país tocaram os sinos na manhã deste domingo de manhã, como um símbolo de solidariedade para com a Emanuel. Pessoas de todo o mundo foram incentivadas por oficiais de Charleston a "fazer um barulho alegre" para apoiar a igreja e a comunidade em luto.

Os nomes das 9 pessoas mortas foram lidos pelo Rev. Sr. Norvel Goff durante o culto. "Tem sido difícil. Tem sido difícil", desabafou Goff. "Mas apesar de tudo, Deus nos sustentou e nos encorajou. Não nos cansemos de fazer o bem."

Autoridades da Carolina do Sul estavam presentes no culto.

"Temos alguns dias difíceis pela frente, mas o único meio de o mal triunfar é quando gente boa se senta e não faz nada", Goff pregou, enquanto alguns membros da congregação se abanavam com papel e choraram.

Memórias

A emoção tomou conta por causa das perdas, em especial a de Clementa Pinkney, um senador estadual que serviu como pastor principal da igreja.

"Ele tem duas belas filhas que eram como a menina dos seus olhos", disse Cookie Washington, uma artista de Charleston e presidente do conselho de administração de outra unidade da igreja. "Ele era um pai tão bom."

Ninguém questionou Roof quando ele entrou na reunião de estudos da Bíblia, porque "é assim que reage quando é uma igreja cristã", disse a artista. "O estudo da Bíblia está aberto a todos aqueles que estão buscando a face de Deus".

Cookie disse que estava confiante de que a igreja iria superar a tragédia. "Nós não vamos deixar esta pequena pessoa que fez esse ato horrível, nós não vamos deixar isso nos destruir", disse ela.

"Um monte de gente espera que façamos algo e que a gente saia em um protesto", disse Goff. "Eles simplesmente não sabem que somos um povo de fé, e nós acreditamos que quando colocamos as nossas forças e as nossas cabeças juntas trabalhando para um bem comum, não há nada que não possamos realizar juntos em nome de Jesus."