Jean Wyllys protocola Projeto de Lei para regulamentação do aborto no Brasil

O tema ainda é causador de divergências nos mais diversos âmbitos - político, social, religioso, jurídico.

Fonte: Guiame, com informações do EstadãoAtualizado: quarta-feira, 25 de março de 2015 às 13:11
Jean Wyllys é deputado federal pelo PSOL (RJ) e representante do movimento LGBTT no Brasil.
Jean Wyllys é deputado federal pelo PSOL (RJ) e representante do movimento LGBTT no Brasil.

Na última terça-feira (24), o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) protocolou o Projeto de Lei que visa regulamentar a prática do aborto como "parte da política pública para saúde sexual". O PL 882/15 prevê a permissão do aborto em mulheres com até 12 semanas de gestação pelo Sistema Único de Saúde (SUS), caso a gestante opte pela interrupção.

Ao comentar a proposta, o parlamentar afirmou que o tema precisa tornar-se pauta de discussão como política pública.

"Precisamos tornar essa pauta uma política pública, independente de ser contra ou a favor da interrupção voluntária da gravidez indesejada", defendeu o parlamentar em uma postagem feita no Twitter.

O tema ainda é causador de divergências nos mais diversos âmbitos - político, social, religioso, jurídico. Exemplo disto é que na própria Câmara Federal, Wyllys tem encontrado forte oposição de outros parlamentares, como no caso do próprio presidente da Casa, Eduardo Cunha.

Logo após ter tomado posse da presidência da Câmara, Cunha tratou de deixar claro que certos temas, como casamento gay e legalização do aborto não entrariam em discussão na casa, a não ser que estes apresentassem uma demanda suficiente por parte da sociedade.

"Há vários projetos de garantias de direitos dos homossexuais, de legalização do aborto.
Isso é mais discurso. Para pautar um projeto, ele tem que ter apoio suficiente. Não tenho que ser bonzinho. Eles querem que isso seja a agenda do País, mas não é. Não tem um projeto deles na pauta para ir a votação. Tenho que me preocupar com o que a sociedade está pedindo e não é isso", afirmou.

Também conhecida por militar contra a prática do aborto, a psicóloga cristã Marisa Lobo criticou a recente proposta apresentada por Jean Wyllys.

"Ele apenas quer afrontar toda a sociedade... vai ser derrotado, envergonhado como sempre", afirmou.

 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições