‘Jesus me pegou pelos braços’, diz menina de 4 anos após mais de 2 minutos submersa em rio

Após uma semana internada, inclusive na UTI, a pequena Lara Manuella recebeu alta.

Fonte: Guiame, com informações do G1Atualizado: terça-feira, 4 de janeiro de 2022 às 18:04
Lara Manuella, de 4 anos, passou mais de 2 minutos submersa e foi retirada da água sem vida. (Foto: Huiltemar Rodrigues/Arquivo Pessoal)
Lara Manuella, de 4 anos, passou mais de 2 minutos submersa e foi retirada da água sem vida. (Foto: Huiltemar Rodrigues/Arquivo Pessoal)

Foi um grande susto para os pais de Lara Manuella Corrêa da Costa, quando a menina desapareceu nas águas do rio Matapi, num balneário próximo ao município de Santana, na Região Metropolitana de Macapá. A garota, de 4 anos, acabou se afogando e passou mais de 2 minutos completamente submersa.

Huiltemar Rodrigues da Costa, pai da criança, diz que ela foi salva por um “milagre divino, não foi outra coisa. A maré estava alta, muito fundo. Uma criança de 4 anos… eu só pensava no pior. Não tem outra explicação: foi milagre”.

Assim que se recuperou, Lara fez uma revelação aos pais. “Ela fala que foi embora para a água e que Jesus a pegou, que Ele pegou pelos braços dela”, diz o pai.

Acidente

Lara estava brincando em uma área rasa, chamada de trapiche - base de madeira utilizada para dar apoio aos banhistas - acabou se afastando dos pais e indo para o meio do rio, onde não conseguia ficar de pé.

O pai conta que chegou a ver a criança afundar, mas achou ser algum banhista nadando e não reconheceu a filha.

“O pior de tudo é que eu vi ela, mas não consegui identificar, porque já estava escurecendo. Quando perguntei pela Lara, caiu minha ficha e nos desesperamos”, lembra.

A história de Lara Manuella ganhou repercussão após o pai fazer uma publicação nas redes sociais. O motivo, foi o agradecimento aos dois homens que salvaram a vida da criança.

Huiltemar Rodrigues e Josiane Corrêa, pais da menina de 4 anos, viveram momentos de tensão com o afogamento. (Foto: Arquivo Pessoal)

Em um trecho da postagem, Huiltemar escreveu: "Não tenho palavras para externar a minha gratidão pelo brilhante ato de heroísmo dessas duas pessoas".

O responsável por tirar Lara Manuella das águas foi o vendedor Fabrício de Souza Braga, de 42 anos. O homem pulou no rio assim que percebeu que se tratava de um possível afogamento.

“Depois de passar alguns minutos procurando, senti uma coisa. Percebi que era a perna dela. Me deu um calafrio de medo, mas sabia que era ela. A criança estava toda roxa, escura. Foi algo totalmente fora do comum”, contou Fabrício, que aprendeu a nadar ainda na infância, quando morou no interior.

UTI

Por conta do estado grave de saúde e ter desenvolvido pneumonia, a menina foi internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança e Adolescente (HCA). Dias depois seguiu para a enfermaria onde permaneceu estável até receber alta.

“Fui na ânsia de tentar alcançá-la e perdi o fôlego. Voltei para a superfície, mas graças a Deus o Fabrício conseguiu encontrá-la. Foi uma sensação horrível, ela já estava totalmente morta, roxa, com os olhos sangrando. Foi muito triste”, relembrou o pai.

Um policial, que também estava no balneário, prestou os primeiros socorros e ficou mais de 5 minutos tentando reanimar a criança, até que ela voltasse a apresentar os sinais vitais.

Afogamento

O Rio Matapi, onde ocorreu o afogamento, possui como principal característica a cor escura das águas, o que dificulta a visibilidade, e contribuiu para a demora na localização da criança.

Quando foi encontrada, a menina de 4 anos já estava com a pele escurecida por conta do tempo em que ficou submersa e precisou ser reanimada.

“Eu tenho duas filhas e me coloquei no lugar dos pais da menina. Quando vi o desespero deles, não pensei duas vezes”, afirmou Fabrício, responsável pelo salvamento.

De acordo com o Ministério da Saúde, o afogamento é a maior causa de óbitos acidentais entre crianças de 0 a 4 anos de idade.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições