Joyce Meyer explica como experimentar a verdadeira mudança de caráter

Não importa onde você está em sua jornada, uma coisa é certa – Deus está ao seu lado. Ele é Aquele que te aproximou a uma relação com Ele. E Ele é o único que vai te mudar e te ajudar a fazer progressos – de glória em glória – ao longo de cada fase de sua vida.

Fonte: Guiame, com informações de The Christian PostAtualizado: sexta-feira, 19 de junho de 2015 às 21:55
Não importa onde você está em sua jornada, uma coisa é certa – Deus está ao seu lado.
Não importa onde você está em sua jornada, uma coisa é certa – Deus está ao seu lado.

Quando entramos em um relacionamento pessoal com Jesus Cristo, algo maravilhoso acontece: Deus começa a mudar nossos desejos, e nós queremos ser mais semelhantes a Ele. Esso é uma boa notícia! No entanto, há uma importante lição que precisamos aprender – não podemos mudar a nós mesmos. Na verdade, tentar trazer a mudança por nossa própria força vai sempre levar à frustração. Aprendi essa lição por experiência própria.

Eu tentei e tentei

Quando eu lia a Palavra de Deus e via que todas as áreas da minha vida precisavam melhorar, eu imediatamente comecei a trabalhar, tentando me transformar em uma boa cristã. Eu tentei melhorar a minha boca, minha mente, meu comportamento, e todas as outras áreas até a perfeição. No entanto, os meus esforços foram em vão. Qualquer dia eu ia acabar desistindo!

Por exemplo, se eu não recebesse algo quando eu queria, minha resposta automática era a de ficar chateada. Eu, muitas vezes, usava a raiva e a autopiedade para manipular as pessoas a fazerem o que eu  queria. Então eu decidi que as coisas iam ser diferentes.

Eu sempre fui determinada, então eu decidi que iria simplesmente usar minha força de vontade para ser uma pessoa melhor. Sim, você provavelmente pode adivinhar o que aconteceu – eu não obtive nenhuma melhoria. Na verdade, eu acho que eu realmente fiquei um pouco pior. Eu estava tão dura com os meus filhos que eu não conseguia dizer a eles para tirar o lixo sem soar como um sargento.

Finalmente, fiquei tão cansada de ficar chateada e frustrada que eu clamei a Deus. Eu disse: "Senhor, eu não posso mais fazer isso. Eu tenho feito tudo o que sei fazer, e nada está funcionando. Se alguma coisa vai mudar, você  vai ter que fazer isso!". Quase imediatamente, Deus falou ao meu coração: "Ótimo! Agora eu  posso trabalhar."

Era só isso que Ele estava esperando – eu parar de tentar  mudar a mim mesma e começar a confiar Nele  para me mudar.

Deixe Deus trabalhar

Durante este tempo, muitos versículos transformaram completamente a minha maneira de olhar para as coisas.

Filipenses 2:12 diz "ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor” (NVI). Mas veja o que o próximo versículo diz: "[Não na sua própria força] pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar [energizando e criando em você o poder e o desejo], de acordo com a boa vontade dele" (versículo 13).

Isto é poderoso! Você e eu não podemos  mudar a nós mesmos, mas podemos gastar tempo procurando o único que pode  nos mudar. À medida que passamos tempo regularmente lendo a Palavra de Deus e falando com Ele em oração, nós nos colocamos à disposição para que Ele faça coisas em nossas vidas que nunca poderíamos fazer sozinhos.

Tudo o que Deus quer é que entremos em acordo com Ele. Ele quer que a gente diga: "Senhor, eu vejo esta área da minha vida que Você está me mostrando, e eu concordo que ela precisa mudar. No entanto, não tenho poder para fazer isso. Se Você não fizer isso, ninguém poderá fazer."

Isso é o que significa "colocar em ação" a nossa salvação. Nós cooperamos com o Espírito Santo, permitindo que Ele arranque de nós as nossas características ímpias e trabalhe em nós o caráter de Cristo.

Pouco a pouco

Segundo 2 Coríntios 3:18 diz: "E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor [na Palavra de Deus], somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor”.

Vamos olhar para a última parte deste versículo novamente. Ele diz que Deus vai nos mudar "de glória em glória". O que isto significa? Significa que, pouco a pouco, Ele vai nos transformar e renovar nosso pensamento pela Sua Palavra.

Nos primeiros anos, eu tinha um monte de problemas. Então eu procurei o Senhor, pedindo que Ele me mudasse. Li a Bíblia, fiz estudos específicos, e orei. No entanto, no início, parecia que as coisas estavam mudando para pior em tudo.

Mas, com certeza, como o tempo passou, todas essas pequenas mudanças começaram a se somarem. Em pouco tempo eu pude finalmente ver uma diferença visível no meu comportamento. Eu não era quem eu queria ser, mas eu estava fazendo progressos.

Ou seja, quando o Senhor me encorajou a declarar coisas boas sobre o progresso que eu estava fazendo, eu comecei a dizer: "Eu não estou onde eu quero estar, mas graças a Deus eu não estou onde eu costumava estar. Eu estou bem e eu estou no meu caminho!"

Satanás quer que nos concentremos constantemente em tudo o que está errado  com a gente e que a gente olhe para o quanto ainda temos que ir. Mas Deus deseja que a gente se glorie em quão longe nós já fomos.

Não importa onde você está em sua jornada, uma coisa é certa – Deus está ao seu lado. Ele é Aquele que te aproximou a uma relação com Ele. E Ele é o único que vai te mudar e te ajudar a fazer progressos – de glória em glória – ao longo de cada fase de sua vida.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições