Missionários pedem oração após terremoto de magnitude 7,7 atingir Mianmar e Tailândia

O forte tremor deixou ao menos 15 mortos e dezenas de feridos nos dois país, nesta sexta-feira (28).

Fonte: Guiame, com informações de CNN, Portas Abertas e Salt & LightAtualizado: sexta-feira, 28 de março de 2025 às 15:20
O forte terremoto atingiu Mianmar e a Tailândia. (Foto: Reprodução/Instagram/Hoje no Mundo Militar/Facebook/RFA Burmese).
O forte terremoto atingiu Mianmar e a Tailândia. (Foto: Reprodução/Instagram/Hoje no Mundo Militar/Facebook/RFA Burmese).

Um forte terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar e a Tailândia nesta sexta-feira (28), causando 15 mortes; 12 em Mianmar e três na capital tailandesa Bangkok.

O epicentro foi próximo a cidade de Mandalay, em Mianmar, que tem uma população de cerca de 1,5 milhão de pessoas. Depois do primeiro tremor, outro tremor de magnitude 6,4 e vários outros moderados atingiram a mesma região.

Na capital tailandesa Bangkok, um arranha-céu que estava sendo construído desabou em poucos segundos, levantando uma grande nuvem de poeira.

Segundo a CNN, equipes de resgate estão tentando resgatar cerca de 81 pessoas que ficaram presas nos escombros. Segundo autoridades, ao menos 320 trabalhadores estavam no canteiro de obras do edifício quando o terremoto aconteceu.

Em Mianmar, o fenômeno destruiu pontes e estradas na capital Naypyitaw. Na cidade de Taungoo, ao menos três pessoas morreram após um templo desabar. Em Aung Ban, um hotel desabou provocando duas mortes e 20 feridos.

O jornal local Myanmar Now noticiou a queda de uma torre de relógio e a destruição de parte do muro do histórico Palácio de Mandalay.

O governo de Mianmar e da Tailândia declararam estado de emergência. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o terremoto ocorreu ao meio-dia do horário local e começou a uma profundidade de 10 quilômetros.

Missões afetadas

Líderes cristãos e missionários nos dois países relataram ao portal Salt & Light como foram afetados pelo terremoto.

Eugene Wee, diretor executivo da missão Radion International, na Tailândia, contou que sua equipe estava fazendo treinamento missionário nas montanhas em Phetchabun no momento do tremor.

“A equipe começou a sentir a sala tremendo. Sabíamos que era um terremoto, mas para o escritório de campo, que fica a 1.000 pés de altura nas montanhas, sentir os tremores, isso significava que o terremoto tinha que ser muito severo. Já sentimos tremores em Chiang Mai antes, mas não na aldeia", disse Eugene, em entrevista à Salt & Light.

No centro de resgate infantil e na sede em Chiang da missão, mais de 30 pessoas precisaram ser evacuadas.

"Ele tremeu muito por cerca de cinco a oito minutos. Foi provavelmente o mais forte (tremor) que eles sentiram e não houve aviso. Agora estamos esperando tremores secundários. Ore para que vidas sejam preservadas’, pediu Eugene.

Santiphap Viriyotha, da missão Stronger Together Thailand, que trabalha em parceria com igrejas locais no ministério de deficientes, afirmou que pessoas estão desaparecidas após o terremoto.

"Raramente temos um terremoto aqui na Tailândia. Este terremoto é um dos terremotos mais fortes que já experimentamos em décadas. Todos aqui em Chiang Mai podiam sentir isso. Eu podia ver os postes de luz e as árvores tremendo", lembrou, acrescentando que seu ministério e sua igreja não foram danificados.

Sem comunicação

Em Mianmar, Deeram Khong, que trabalha com uma organização cristã em Yangon, falou sobre a angústia de ainda não ter conseguido contato com os irmãos de uma igreja na capital do país.

"Não consigo entrar em contato com meus amigos da igreja em Mandalay, pois as linhas de comunicação foram atingidas. Por favor, ore por eles”, afirmou.

"Depois que a primeira onda veio, houve uma segunda e terceira onda. Foi assustador e ficamos tontos", disse Deeram. Vimos pessoas saindo dos prédios, mas felizmente não parece haver muitos feridos ou danos aqui”, acrescentou.

Conforme a Convenção Batista de Mianmar e o Conselho de Igrejas de Mianmar, as linhas telefônicas não estão funcionando em muitos locais.

Naw Aung Lahtaw, um evangelista local e plantador de igrejas, contou que sentiu o terremoto em Chiang Mai.

“Começou como um leve tremor, depois ficou mais forte. O tremor durou vários segundos e alguns objetos no meu quarto se moveram ligeiramente. Foi uma experiência perturbadora", descreveu.

"Um dos principais shoppings de Chiang Mai teve que ser evacuado e muitos compradores estavam nas ruas. As escolas também tiveram que ser evacuadas, para a segurança dos alunos e professores’.

O evangelista pediu oração pela situação em Mianmar. “Por favor, orem pelas pessoas que foram afetadas pelo terremoto, especialmente em Mianmar. Por favor, ore também pelos cristãos e missionários para que eles possam ministrar às pessoas que estão passando por perda, tristeza, ansiedade, medo e dor”, declarou.

A Missão Portas Abertas também pediu oração e informou sobre a situação de sua equipe em Mianmar.

“Por favor, orem pela segurança das pessoas”, disse Daisy Htun*, uma das parceiras locais da Portas Abertas na região.

“O prédio de nossos parceiros locais que cuidam de crianças está danificado, mas não há vítimas. Uma igreja em Naypyitaw também foi danificada. Uma de nossas sessões de treinamento terminou pouco antes do terremoto atingir a área. Nossos parceiros que moram em prédios de apartamentos estão evacuando por segurança”, relatou ela.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições