Mulheres e meninas afegãs teriam se casado à força para conseguir fugir do país

Os incidentes descritos por fontes da CNN foram revelados enquanto os afegãos estavam em um centro de trânsito no exterior.

Fonte: Guiame, com informações da CNN BrasilAtualizado: sexta-feira, 3 de setembro de 2021 às 17:08
Mulheres no Afeganistão temem pelo futuro, relembrando a opressão exercida pelo Talibã no passado. (Foto: Reprodução / CNN Brasil)
Mulheres no Afeganistão temem pelo futuro, relembrando a opressão exercida pelo Talibã no passado. (Foto: Reprodução / CNN Brasil)

Mulheres e meninas afegãs alojadas em centros de evacuação nos Emirados Árabes Unidos relataram que suas famílias as forçaram a se casar fora do aeroporto de Cabul para que pudessem escapar do país quando o Talibã assumisse o poder, segundo informaram fontes.

De acordo com reportagem da CNN americana, autoridades dos EUA que auxiliam refugiados afegãos no exterior fizeram o alerta ao Departamento de Estado.

Eles ressaltam o desespero entre os afegãos para fugir do país após a tomada do Talibã – e o medo do que seu governo possa significar para mulheres e meninas.

Em alguns casos relatados, as famílias pagaram aos homens elegíveis para evacuação milhares de dólares para se casarem ou se passarem por maridos para as mulheres fugirem.

‘Afeganistão inclusivo’

Uma das fontes disse que diplomatas americanos nos Emirados Árabes Unidos forneceriam orientação aos que trabalham no centro sobre como identificar potenciais vítimas de tráfico humano. Outro disse que o Departamento de Estado dos EUA indicou que coordenaria com o Departamento de Segurança Interna e o Departamento de Defesa.

Os EUA contam com terceiros países como escalas temporárias antes que os afegãos voem para os EUA ou outros países. Uma vez nesses países terceiros, os afegãos são processados ​​e examinados antes de continuar suas viagens. Alguns estão viajando para os Estados Unidos, onde as autoridades estão usando uma série de bases militares para abrigar os evacuados.

Quando o Talibã governou o Afeganistão pela última vez, entre 1996 e 2001, eles fecharam escolas para meninas e proibiram as mulheres de trabalhar. Após a invasão liderada pelos Estados Unidos em 2001, as restrições às mulheres diminuíram.

Desta vez, o Taleban está prometendo formar um “governo islâmico inclusivo no Afeganistão”, embora não esteja claro que forma isso ocorrerá e se a nova liderança incluirá mulheres.

A CNN relatou anteriormente sobre a preocupação compartilhada por mulheres afegãs que viram progressos nos últimos anos apenas com medo de que sejam perdidos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições