No Iraque, cristãos são treinados para retomar territórios do Estado Islâmico

Como voluntários, os cristãos iraquianos recebem treinamento e têm como principal objetivo retomar a cidade de Mossul

Fonte: Guiame, com informações do G1Atualizado: sexta-feira, 3 de julho de 2015 às 16:09
Cristãos treinados no Iraque
Cristãos treinados no Iraque

Com o objetivo de recuperar seu território das mãos do Estado Islâmico, cristãos iraquianos estão em treinamento na unidade 'Livro da Babilônia'.

O programa oferece treinamento a voluntários nas milícias populares e já está na nona turma.

Há um ano, os jihadistas do Estado Islâmico lançaram uma ofensiva para conquistar Mossul. Com a invasão, os moradores tiveram que se converter ao islã, ou pagar uma taxa para poderem praticar sua fé, sob a ameaça de serem executados.

No local há uma significativa minoria cristã. Muitos fugiram, mas outros decidiram se defender e pra isso estão em treinamento em uma base militar perto de Bagdá.

Frank Samir, um cristão de 17 anos, afirma o desejo de lutar. "Nossas crianças estão morrendo, nossa família cristã está sendo deslocada. Como podemos aceitar que as pessoas digam que os cristãos não estão lutando? Ao contrário, queremos lutar onde for"

Com uniforme de combate, os voluntários mantêm as tradições de cantar seus hinos. Parte do uniforme são os crucifixos que carregam.

No campo de treinamento, há símbolos cristãos e muçulmanos, incluindo uma grande cruz pendurada na parede, cartazes que dizem "Deus é grande" e "Só Deus existe".

Os cristãos lutarão sob o comando de Abu Mahdi al-Mohandis, um dos chefes das Unidades de Mobilização Popular, que reúnem vários grupos armados. Neles, estão principalmente efetivos xiitas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições