O mistério da 'Bíblia do Diabo': lenda diz que livro foi escrito pelo próprio Lúcifer

O livro é um dos únicos sobreviventes da era medieval. Foram necessários cerca de 160 peles de animais para construir as páginas, que relatam trechos da bíblia e composição de outros autores.

Fonte: Guiame, com informações de Daily MailAtualizado: terça-feira, 12 de maio de 2015 às 23:13
O Codex Giga, conhecido como "Bíblia do Diabo", é o maior manuscrito medieval do mundo, com 74 kg e quase 1 metro de comprimento.
O Codex Giga, conhecido como "Bíblia do Diabo", é o maior manuscrito medieval do mundo, com 74 kg e quase 1 metro de comprimento.

 

O Codex Giga, conhecido como "Bíblia do Diabo", é o maior manuscrito medieval do mundo, com 74 kg e quase 1 metro de comprimento. Acredita-se que foram necessárias mais de 160 peles de animais para sua produção. No entanto, não é apenas o tamanho que surpreende os historiadores. Muitos acreditam que o misterioso livro foi escrito pelo próprio Diabo, encarnado no corpo de um monge.

Atualmente, o Codex Giga está exposto na Biblioteca Nacional de Estocolmo, capital da Suécia, sendo considerado o maior sobrevivente manuscrito da era medieval. 

O livro cinco textos longos junto com a Bíblia completa. Começa com o Antigo Testamento, e é seguido por duas obras do historiador judeu Flávio Josefo, que viveu no primeiro século depois de Cristo. Termina com o Novo Testamento e uma crônica da Boêmia pelo padre e historiador Cosmas de Praga. A última página contém uma imagem disforme do Diabo.

Origem lendária

A forma como o Codex Giga foi criado é desconhecida. Historiadores acreditam que o livro tenha sido originado no início do século 13, em um mosteiro onde hoje é localizada a República Checa. 

Diz a lenda que um monge da Idade Média foi condenado a ser esmagado vivo por quebrar seus votos monásticos. Para evitar a punição, o monge prometeu escrever, em uma única noite, um livro contendo todo o conhecimento humano.

A meia-noite se aproximava, o monge ficou desesperado e pediu ajuda para Lúcifer, fazendo um pacto para terminar o livro em troca de sua alma. Lúcifer concordou e assinou o trabalho, incluindo seu retrato no final. Na imagem colorida, ele é colocado a frente de uma paisagem vazia, ladeado por duas grandes torres.

Possibilidades

Em uma reportagem do National Geographic, estudiosos indicaram que um escriba escreveu o manuscrito inteiro. A tinta foi feita a partir de insetos esmagados, e pesquisadores afirmam que é improvável que uma escriba use diferentes tipos de tinta.

Testes de recriação da caligrafia da Bíblia do Diabo sugerem que o livro levaria cinco anos ininterruptos para ser criado. Pesquisadores ainda afirmam que o autor estava possuído por algum poder ao redigir a obra. "Claramente, o autor deste enorme manuscrito estava possuído por alguma coisa para criar tal obra-prima. Se era o poder da luz ou da escuridão, isso foi perdido pelo tempo".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições