Peça que apresenta Jesus como um transgênero será apresentada na Irlanda do Norte

Apresentada pela atriz e escritora Jo Clifford, a peça já havia gerado polêmica anos atrás, na Escócia.

Fonte: Guiame, com informações do Christian PostAtualizado: sexta-feira, 13 de novembro de 2015 às 18:25

A controversa peça que coloca Jesus Cristo como um transgênero e 'reconta' histórias bíblicas conhecidas está programada para ser exibida em Belfast, na Irlanda do Norte.

"O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu" - como a produção é intitulada - está prevista para ser apresentada em 15 de novembro, no 'Outburst Queer Arts Festival', em Belfast. Seu criador, que se identifica como uma mulher transgênero 'cristã praticante', diz que a peça recria histórias bíblicas com uma "inclinação diferente".

"A peça imagina um Jesus transgênero, voltando para o mundo de hoje", explicou Jo Clifford, de acordo com a BBC News. "Ela lança um sermão e conta algumas histórias muito familiares do Evangelho".

"Ela tem uma comunhão, e promove a interatividade, envolvendo pão e vinho com o público, que é realmente um gesto de solidariedade em face da morte, e ela dá uma bênção. Então, é um show muito intimista muito importante", acrescentou Clifford.

Uma visualização da peça no site festival Outburst a cita como um "ritual estranho revolucionário em que o pão é compartilhado, o vinho é bebido e histórias familiares são re-imaginadas por um Jesus transgênero".

A produção causou controvérsia considerável, quando foi encenada em 2009, com cerca de 300 manifestantes, expressando seu repúdio à peça, sob a luz de velas, fora de um teatro em Glasgow, na Escócia.

Os manifestantes cantavam hinos e carregavam cartazes com a mensagens, como: "Jesus, Rei dos Reis, Não Rainha do Céu" e "Deus: Meu filho não é um pervertido".

O pastor Jack Bell, da Igreja Batista Zion, em Glasgow, disse durante o protesto de 2009, que uma peça teatral não ousaria usar figuras islâmicas da mesma forma.

"Se esta peça tiivesse tratado o profeta Maomé da mesma forma não teria havido uma forte reação da comunidade islâmica. Mas a peça simplesmente não iria acontecer".

"Você não pode blasfemar contra Deus e usar a liberdade de expressão como uma desculpa para isso", disse Bell em 2009. "O verdadeiro cristianismo bíblico está sendo marginalizado através de correção política".

Clifford argumentou que a crítica é proveniente de pessoas que nunca realmente viram a peça e só assumem que seria ofensivo à Igreja.

"Como um cristão praticante, eu não tenho nenhum interesse em atacar a Igreja, zombar da Igreja ou em qualquer forma, ser blasfemo ou ofensivo", disse o escritor.

"Eu simplesmente quero afirmar muito fortemente, tão fortemente quanto eu puder, que Jesus dos Evangelhos, de forma alguma desejaria atacar ou denegrir as pessoas como eu".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições