Prefeito de Criciúma exonera professor por conteúdo “erotizado” em sala de aula

Anúncio da decisão foi feito na quarta-feira (25) pelo prefeito Clésio Salvaro em vídeo.

Fonte: Guiame, com informações do ND MaisAtualizado: sexta-feira, 27 de agosto de 2021 às 15:26
Figura que aparece em clipe e Clésio Salvaro, prefeito de Criciúma. (Foto: Reprodução / ND Mais)
Figura que aparece em clipe e Clésio Salvaro, prefeito de Criciúma. (Foto: Reprodução / ND Mais)

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), decidiu exonerar, na quarta-feira (25), um professor temporário da rede municipal por exibir em aula o clipe da música “Etérea”, do cantor Criolo.

A decisão foi anunciada em um vídeo de pouco mais de um minuto. “Não permitiremos viadagem em sala de aula”, fala em um dos trechos. Além disso, o prefeito disse que a administração não concordava com o conteúdo “erotizado”.

O vídeo mostra pessoas LGBTQIA+ dançando.

O cantor postou uma resposta ao caso, em que explica a música e lamenta a demissão do professor.

Polêmica

No anúncio, Salvaro também diz que os pais de alunos devem denunciar conteúdos que considerem inapropriados.

O secretário de Educação, Miri Dagostin, disse à colunista do ND+, Karina Manarin, que foram os responsáveis de estudantes que entraram em contato com o diretor da escola.

“Pais de alunos entraram em contato com o diretor da escola na noite de ontem reclamando de vídeo inapropriado por parte do professor e tivemos que tomar providências, até porque o conteúdo nada tinha a ver com o Plano Pedagógico”, explicou.

No entanto, a presidente do Siserp afirma que foi a partir de uma publicação de Julia Zanatta, advogada e coordenadora da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), que houve a repercussão.

“Disse que estava doutrinando os alunos, mostrou trechos do vídeo. A partir do vídeo dela, que muita gente compartilha, os homofóbicos que apoiam, o vídeo deu uma repercussão extrema”, reiteira Jucélia Vargas.

Em nota, a prefeitura de Criciúma informou que “o episódio recente, envolvendo conteúdo inapropriado em vídeo apresentado por um dos professores, além de não constar no Plano de Ensino da Rede, estando, portanto, em desacordo com a proposta do Conselho Nacional de Educação, não será tolerado pela Administração Municipal de Criciúma”.

O texto finaliza com “as medidas cabíveis em relação ao assunto foram tomadas, o profissional não faz mais parte do quadro de professores da Rede Municipal de Ensino”.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições