O missionário R. R. Soares foi acionado por um deputado no Ministério Público (MP), após falar sobre a fiscalização do Pix durante o programa Show da Fé, exibido na Band.
Segundo O Globo, o deputado estadual de São Paulo Guilherme Cortez (PSOL) acionou o Ministério Público contra o líder da Igreja Internacional da Graça de Deus.
A ação acusa Soares de disseminar fake news sobre a medida da Receita Federal que aumentava a fiscalização sobre transações financeiras, incluindo o Pix.
Durante o momento das ofertas, o missionário criticou a medida. “Está acontecendo uma campanha contra o Pix. Só porque a pessoa ajuda um parente, um amigo e é de graça, já querem cobrar imposto. Eles cobram imposto de tudo, até que um dia vão cobrar imposto da gente. É uma maldade que querem fazer”, disse.
O deputado Cortez pediu ao MP que investigue e puna R. R. Soares por espalhar falsas informações na TV aberta.
A nova regra, anunciada pela Receita Federal, pretendia intensificar a fiscalização de pessoas que movimentam mais de R$ 5 mil em contas digitais.
A medida causou uma repercussão negativa nas redes sociais. O deputado federal Nikolas Ferreira publicou um vídeo no Instagram explicando como a regra prejudicaria os brasileiros, principalmente os trabalhadores informais. A publicação alcançou mais de 300 milhões de visualizações.
Após manifestações contra a medida, o governo federal recuou e revogou a regra na última quarta-feira (15).
Ver essa foto no Instagram
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições