Rosto de Maria Madalena é reconstruído por brasileiros: 'Ela era uma mulher bonita'

Os pesquisadores se basearam no próprio crânio de Maria Madalena, pertencente a Basílica de Santa Maria Madalena, localizada no sul da França.

Fonte: Guiame, com informações de G1Atualizado: quarta-feira, 15 de abril de 2015 às 20:24
A imagem oficial de Madalena será divulgada em 19 de julho. (Ebrafol / Divulgação)
A imagem oficial de Madalena será divulgada em 19 de julho. (Ebrafol / Divulgação)

 

Maria Madalena, uma das primeiras pessoas a ver Jesus após a ressurreição, teve o rosto reconstruído digitalmente a partir do próprio crânio, de acordo com um trabalho feito por pesquisadores.

A imagem apresentada em três dimensões, foi feita por dois brasileiros. Um deles é Paulo Miamoto, pesquisador de Santos (SP), especialista em odontologia e antropologia forense, que já opinou: "Posso adiantar que ela era uma mulher bonita."

O projeto está finalizado, mas será apresentado oficialmente ao público apenas em julho deste ano. Isso por causa de um acordo prévio sobre a divulgação das imagens, já que o crânio de Madalena pertence a Basílica de Santa Maria Madalena, localizada na cidade de São Máximo, no sul da França.

"O processo de reconstrução da face dela foi todo feito segundo protocolo científico. São as mesmas técnicas que usaríamos em uma perícia. Uma das condições que eles colocaram era que nós não poderíamos divulgar essa face até começarem as comemorações oficiais em homenagem à Santa, lá na França, em 19 de julho", explica Miamoto.

Técnica

A técnica utilizada pelos especialistas é conhecida como fotogrametria. O programa traça pontos de linhas que formam a modelagem do rosto a partir do crânio, com projeções de ângulo e ajustes que o designer pode fazer. Aspectos como a cor da pele são feitos a partir de pesquisas históricas.

Essa técnica também é utilizada por arqueólogos e adaptada para refazer crânios, cenas de crimes e até construções arquitetônicas.

O processo de reconstrução virtual levou cerca de um mês para ficar pronto e foi ajustado em conjunto com a Igreja. “Se fosse uma cena de crime, tipo reconstrução pericial, o trabalho estaria pronto em até 24h. Precisou de mais tempo porque tem o aspecto histórico, roupas, tipo de cabelo, além do trabalho em conexão com a França. Isso porque mandávamos as imagens para análise dos franceses e faziamos os ajustes necessários até chegar a imagem final, que será divulgada em breve", finaliza Miamoto.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições