“Se arrependam!”, dizem bispos africanos à Igreja da Inglaterra após bênção gay

Líderes africanos de igrejas anglicanas não compactuam com a decisão da Igreja no Reino Unido, que contradiz a Palavra de Deus.

Fonte: Guiame, com informações do Religion News ServiceAtualizado: sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023 às 20:03
Bispos reunidos em uma conferência. (Foto: Reprodução/ACNS/Scott Gunn/Flickr)
Bispos reunidos em uma conferência. (Foto: Reprodução/ACNS/Scott Gunn/Flickr)

Pastores anglicanos conservadores na África estão contestando a decisão da Igreja da Inglaterra de permitir que o clero abençoe os casamentos de casais do mesmo sexo, alertando que a medida coloca a Comunhão Anglicana mundial em risco de divisão.

A votação do Sínodo Geral da Igreja da Inglaterra em 9 de fevereiro, permitiu orações e liturgias em casamentos civis LGBTQ. A Igreja inglesa juntou-se à Igreja Episcopal da América, à Igreja Anglicana do Canadá, à Igreja do País de Gales, à Igreja Episcopal Escocesa, à Igreja Episcopal do Brasil e a algumas outras congregações que concordam com o reconhecimento de todos os casamentos civis.

Segundo o site Religion News Service, a igreja não mudou sua doutrina de que o casamento é uma união vitalícia entre um homem e uma mulher, mas os pastores de Uganda, Quênia e Nigéria estão rejeitando a decisão de abençoar as uniões contrárias ao ensino da Bíblia.

Mais de 35 milhões de líderes anglicanos se uniram contra a decisão da Igreja da Inglaterra em seus sites diocesanos. 

“A Igreja da Inglaterra é muito boa em fazer declarações contraditórias e esperar que todos acreditem que ambas podem ser verdadeiras ao mesmo tempo. Foi o que fizeram com esta decisão”, explicou o bispo Stephen Samuel Kaziimba Mugalu, de Uganda, em sua declaração.

“Agora ela se afastou da Bíblia e sua mensagem é o oposto. Eles estão até se oferecendo para abençoar esse pecado. Deus não abençoa o que Ele chama de pecado. Isso está errado”, disse o bispo ainda se referindo à Igreja da Inglaterra. 

Divisão na comunhão Anglicana

Depois que a Igreja Episcopal na América apoiou a posse do bispo Gene Robinson, um homem que se declarou gay, como líder de New Hampshire, a província da Uganda rompeu a comunhão com a igreja americana.

“Não há como caminharmos juntos. Estas são as províncias que se afastaram, mas oramos para que se arrependam”, afirmou o pastor Stephen.

O pastor Jackson Ole Sapit, da Igreja do Quênia, atribuiu a mudança de posicionamento da igreja como “infeliz crescimento da eclesiástica liberal desonesta dentro da Comunhão Anglicana”.

E acrescentou dizendo: “Fazemos um humilde pedido a essas igrejas: Acordem! Fortaleça o pouco que resta, pois até o que resta está quase morto”.

O pastor da Nigéria, Henry Chukwudum Ndukuba, declarou: “A Igreja Anglicana está no limiar de mais uma reforma, que deve varrer a liderança ímpia que atualmente endossa o pecado, enganando a vida dos fiéis anglicanos em todo o mundo”.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições