A crescente popularidade dos bebês reborn, bonecos hiper-realistas que reproduzem recém-nascidos e crianças de verdade, tem atraído um número cada vez maior de entusiastas no Brasil e no exterior.
Esse fenômeno gera discussões sobre seus possíveis impactos emocionais e sociais.
Na onda dessa nova tendência, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, nesta quarta-feira (07), a inclusão do "Dia da Cegonha Reborn" no calendário oficial da cidade. A data será celebrada anualmente em 4 de setembro.
A nova lei recebeu críticas de pessoas que argumentam que os vereadores deveriam priorizar questões mais relevantes para a cidade e a sociedade.
Um dos críticos da nova lei carioca, o pastor Renato Vargens, declarou: "Ora, faltam-me palavras para descrever esse absurdo."
E acrescentou: “Os vereadores do Rio de Janeiro deveriam estar preocupados em fiscalizar os gastos da prefeitura com o show da Lady Gaga, ou mesmo, em pressionar o executivo para que juntamente com o governo do Estado, enfrentasse o absurdo do governo paralelo protagonizado pelas milícias, ou mesmo o trafic0, que oprime a cidade e não criar leis, dias para incentivar essa coisa doentia de bebê reborn.”
Ver essa foto no Instagram
O Projeto de Lei n.º 1892/2023 foi aprovado em segunda votação e agora aguarda a sanção do prefeito Eduardo Paes (PSD).
Segundo a justificativa do projeto, o nascimento de um bebê é um momento único na vida de uma mulher – e para as mamães reborn, não é diferente. Essas bonecas hiper-realistas são enviadas por "cegonhas", como são chamadas as artesãs responsáveis por sua customização.
“Os reborns são bebês extremamente realistas, fabricados artesanalmente por ‘cegonhas’, ou seja, artesãs que se utilizam de técnicas para simular traços reais de vida nos reborns, geralmente tendo por base a descrição da idealização de um bebê recém-nascido ou a fotografia de um filho”, diz o PL.
Além das questões sociais, há uma preocupação crescente de que os admiradores desses bonecos ultrarrealistas possam desenvolver problemas emocionais, especialmente devido ao forte apego que criam por eles.
Psicólogos enfatizam a necessidade de equilibrar o uso dos bebês reborn com a rotina diária. Embora possam proporcionar conforto, é fundamental que não substituam interações reais, nem se tornem um obstáculo para um desenvolvimento emocional saudável.
Hiper-realismo
Os bebês reborn impressionam pelo alto nível de realismo, trazendo detalhes como peso similar ao de um recém-nascido, cílios aplicados, tom de pele natural e até um delicado cheirinho característico.
Os reborn ganharam popularidade nas redes sociais, onde seus donos compartilham vídeos demonstrando cuidados como se fossem bebês reais.
Nesses conteúdos, as "mães" simulam conversas, trocam fraldas, dão banho, levam para passear e realizam outros cuidados típicos da maternidade.
Encontros são realizados em parques, onde essas mulheres levam seus bebês reborn e compartilham experiências sobre essa forma de “maternidade”.
Em São Paulo, um grupo de mulheres ganhou grande visibilidade nas redes sociais após um encontro que reuniu dezenas de participantes no Parque do Ibirapuera.
O evento contou com a presença de influenciadoras digitais, que compartilham detalhes sobre a rotina com seus bebês reborn.
Uma influenciadora digital publicou um vídeo simulando o "parto" de um bebê reborn, o que rapidamente gerou uma grande polêmica nos comentários.
Ver essa foto no Instagram
A crescente demanda pelos bebês reborn impulsionou a realização de eventos exclusivos para suas "mães", que se reúnem para compartilhar experiências e celebrar essa paixão.
Os preços desses bonecos variam bastante, partindo de R$ 1.500, dependendo do nível de realismo, dos materiais utilizados e da personalização.
Britney Spears foi vista recentemente no México, carregando uma boneca, o que chamou a atenção do público. Ao longo dos anos, a cantora já teve outras bonecas e chegou a compartilhá-las em suas redes sociais.
Maravilhosa, Britney Spears foi clicada por paparazzis durante sua viagem ao México. pic.twitter.com/1aFhm7bzNR
— Britney Spears Brasil (@BSpears_BR) April 13, 2025
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições