Onyeka Power cresceu em Brixton, um dos bairros da comunidade negra de Londres. Na adolescência, ele acabou se envolvendo com uma gangue.
"Eu tinha um grupo de amigos, estávamos andando por aí e então, antes que você percebesse, começamos a fazer coisas que não estavam certas", contou Onyeka, em entrevista à BBC News.
Logo, devido à suas habilidades de liderança, o jovem se tornou um líder de gangue conhecido no bairro.
Mas, por causa disso, sua vida passou a correr risco. Ele se tornou alvo de outros gângsters.
"Eu tive que andar com uma faca apenas para ter certeza de que eu e as pessoas ao meu redor estávamos seguros", lembrou ele.
Certa vez, Power escapou por pouco de quatro tiros disparados por homens de uma gangue rival. Para ele, a graça de Deus o livrou da morte.
Até que, aos 18 anos, o jovem percebeu que a vida no crime não o levava a nada. “Ou leva à morte ou à prisão”, ressaltou Onyeka.
“Quando você luta por um código postal e morre, seus amigos dizem RIP, mas depois continuam. Não adianta morrer por um código postal. Sua família terá que suportar a dor para sempre. Não vale a pena”, ponderou.
Nova vida em Cristo
O gângster teve um encontro com Jesus e foi completamente transformado. “Quando encontrei Jesus, minha vida mudou. Encontrei propósito, mais alegria, mais paz, mais felicidade", testemunhou.
Mesmo vivendo uma nova vida em Cristo, Onyeka ainda enfrentou risco de morte. Certa vez, enquanto se dirigia para a igreja, um homem o ameaçou com uma faca.
"Acho que ele não sabia que eu havia mudado. E, mesmo que soubesse, queria me testar. Não fiquei com medo. Ele percebeu que eu não estava retaliando e guardou a faca", disse.
Onyeka Power foi transformado por Jesus. (Foto: Instagram/Pastor Onyeka Power).
Onyeka Power se tornou pastor da Eternal Life Ministries UK, em Londres, atuando junto com sua esposa.
"Deus sempre me deu essas habilidades de liderança, mas o diabo queria que eu as usasse de uma maneira ruim. Mas graças a Deus estou usando de uma maneira boa agora, onde muitas pessoas dizem que sou seu modelo por boas razões”, declarou ele.
Vivendo por um propósito
Hoje, com 27 anos, o ex-gângster prega a esperança do Evangelho a outros jovens e tem ajudado muitos que se envolveram no crime.
Como David, um agente imobiliário de 21 anos. “Eu e ele compartilhamos o mesmo tipo de passado, mas ele me ajudou a sair dessa situação e entrar em uma versão melhor de mim mesmo", testemunhou David.
E acrescentou: “Eu me identifico com o pastor, especialmente pelo fato de ele ter quase a minha idade como um jovem negro”.
Segundo o pastor, é importante criar espaços seguros e saudáveis, como a igreja, para a juventude na comunidade.
Como parte de seu ministério, Onyeka tem ajudado jovens talentosos a conseguirem testes para clubes de futebol.
Ele também criou um banco de alimentos para os mais vulneráveis e pretende construir uma sala de jogos, onde os jovens possam jogar videogame, tênis de mesa e sinuca.
O pastor Onyeka disse que espera que seu ministério alcance vidas que poderiam se perder no mundo das gangues.
“Eles estão dizendo que se o pastor Onyeka pode se tornar o homem que ele é hoje, então podemos deixar esse estilo de vida e ter uma vida cheia de realização, paz, alegria e satisfação”, concluiu o líder.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições