Na última quinta-feira, o Canal Futura publicou em seu canal oficial do Youtube, uma edição do programa "Sala Debate", no qual foi abordado o tema "União Homoafetiva".
Usando como contexto a proposta do Ministério da Educação de distribuir um material "educativo" para estimular o debate sobre diversos pontos ligados ao universo homoafetivo - também conhecido por muitos como "kit gay" - o programa contou com a participação da psicóloga especializada em Direitos Humanos, Marisa Lobo, o historiador, integrante do Grupo Arco-Iris e integrante do Conselho Nacional de Juventude, Pablo Brandão e também a advogada especialista em direito homoafetivo, Ana Gerbase.
Quando questionada sobre a importância da participação da escola na orientação sexual das crianças, adolescentes e jovens, Marisa Lobo destacou que as instituições de ensino não se sobrepõem à autoridade das famílias em questões como esta.
"Com certeza a escola é importante [na orientação sobre sexualidade], mas não é fundamental. A educação sexual tem que vir da família, em primeiro plano. Mas é claro que a escola tem que falar sobre isso. Ela tem que falar desta pluralidade sexual, social... tem que trabalhar esta questão do preconceito. Porém o que ela não pode fazer e nós questionamos é induzir comportamentos. Quando a gente fala de preconceito, propomos exatamente isso: respeitar cada um, respeitar as pessoas como elas são, sem induzir qualquer comportamento ou até mesmo religião", afirmou.
Clique nos vídeos abaixo para assistir ao debate:
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições