Filme conta a história de Rich Mullins, um conceituado compositor cristão

Fonte: GuiameAtualizado: sexta-feira, 29 de agosto de 2014 às 17:20
Filme conta a história de Rich Mullins, um conceituado compositor cristão
Filme conta a história de Rich Mullins, um conceituado compositor cristão

Dezessete anos atrás, a música cristã contemporânea internacional e a Igreja perderam um homem único e um compositor fantástico. Muitos de nós nos lembramos quando Rich Mullins, o talento por trás de"Sing Your Praise to The Lord", "Awesome God", "My Deliverer" e outras canções preciosas encontrou seu fim em uma estrada interestadual, em Illinois (EUA). Ele não estava na carruagem de fogo pela qual teria pedido a Deus em uma canção, mas com certeza ele encontrou uma casa, finalmente para o coração teimosamente "desabrigado".
 
Um filme independente oferece uma visão sobre o homem por trás da música e mostra por que Rich ainda tem um impacto tão duradouro sobre aqueles que o conheceram, sobre a indústria fonográfica, e sobre todos os que admiravam o seu trabalho.
 
Em "Ragamuffin" ("Maltrapilho"), o diretor David Leo Schultz apresenta o filho de um fazendeiro de Indiana que sabia apenas de uma coisa: "Ele não pertence a lugar algum". Com fome de aprovação e aceitação, Rich Mullins se matriculou no Cincinnati Bible College (escola bíblica). Embora ele ainda não tivesse ideia de lugar ao qual de fato pertencia, muita gente, ao testemunhar o seu talento ao piano e por trás do microfone, começou a ter uma boa ideia.
 
Em pouco tempo, Rich recebeu um telefonema de Nashville. Um produtor da gravadora, dizendo que Amy Grant queria regravar uma de suas músicas mais recentes.
 
Foi sua grande chance, e, eventualmente, levaria a álbuns colaborativos e suas próprias versões, com alguns dos seus mais conhecidos hits. Mas também iniciou uma partida de divergências que se arrastou entre Rich e seu produtor.
 
Rich descobriu então, que "indústria da música gospel tem uma fórmula". E pouco sobre Rich Mullins e se baseia pouco sobre suas letras melancólicas, sua presença despretensiosa no palco, ou suas mensagens com confrontações nos shows.
 
Rich também fez uma segunda carreira virtual, desafiando cristãos de classe média a saírem de suas zonas de conforto.
 
"Cristianismo não se baseia na construção de um pequeno nicho absolutamente seguro no mundo, onde você pode viver com sua pequena esposa perfeita e seus perfeitos filhos pequenos na sua linda casa; onde você não vê gays ou grupos minoritários em qualquer lugar perto de você. Cristianismo se baseia em aprender a amar como Jesus amou e Jesus amava os pobres, Jesus amou os oprimidos", alertou o músico.
 
Rich levou suas próprias palestras a sério o suficiente para viver por elas. Ele não estava interessado na fortuna que a sua música lhe rendeu, em vez disso, ele entregou tudo à sua igreja e aceitou apenas médio norte-americano.
 
Mas algo mais profundo continuava a atormenta-lo. Sua incerteza ao longo da vida sobre o conceito e as dúvidas que seu pai tinha sobre o amor, sobre Deus e aceitação de seus fracassos. Trancado em uma luta constante com a ansiedade e o alcoolismo, Rich encontra refúgio na escrita de Brennan Manning, um ex-padre e autor do livro "The Ragamuffin Gospel" ("O evangelho maltrapilho"). Manning ajuda Rich a se lembrar de como ele fez milhares de pessoas verem que o amor de Deus não depende do bom comportamento. É incondicional. E a graça não está disponível apenas para aqueles maltrapilhos que, como o publicano da parábola de Jesus, bateu no seu peito e implorou a Deus por misericórdia. Destina-se a eles.
 
Esta confiança renovada no perdão apareceu na música de Rich - mais epecificamente em seu último álbum, gravado em fitas demo, poucos dias antes de sua morte.
 
"The Jesus Record", que foi produzido postumamente por companheiros de banda de Rich e músicos cristãos, celebra a vida de Cristo de maneiras novas, peculiares, e teologicamente profundas. E como toda a música de Rich, exalta o sentimento de anseio em toda a criação, e especialmente nos corações cristãos, "desabrigados", que só pode ser finalmente saciado no amor do Salvador.
 
Clique no vídeo abaixo para conferir o trailer do filme "Ragamuffin":

Com informações de Breakpoint

*Tradução por João Neto - www.guiame.com.br 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições