Adventista da Promessa seleciona novos cânticos para hinário

Adventista da Promessa seleciona novos cânticos para hinário

Atualizado: Segunda-feira, 22 Fevereiro de 2010 as 12

A reformulação do hinário Brados de Júbilo é um antigo sonho. Por isso, o Demap Geral tem trabalhado incansavelmente para que este sonho se realize em breve. A ideia é fazer um hinário mais atual, com letras compreensíveis e com cânticos contemporâneos. "Além disso, precisamos que o nosso hinário tenha características promessistas, com o nosso jeito de cultuar a Deus", divulgou a denominação no site oficial.

"Ao realizar o trabalho organizacional dos hinos existentes em nosso hinário, percebemos que há poucas canções com determinados temas", relatou a Igreja Adventista da Promessa (IAP). Por isso, o Departamento de Música da IAP lança uma Campanha de Seleção de Novos Hinos e Cânticos para o Brados de Júbilo.

Os hinos e cânticos podem ser enviados por e-mail no formato mp3 e com a letra digitada, ou então a partitura com letra. Se você escreve poesias e gostaria de musicá-las, também pode enviar o material.

Critérios

Letra condizente com as doutrinas bíblicas - Citar versículo bíblico de inspiração

Melodia de caráter congregacional - Existem melodias que são mais apropriadas para solo e não para a congregação cantar. Precisamos do contrário, melodias em tessituras médias (nem muito agudo, nem tão pouco nas regiões estritamente graves), que sejam de fácil assimilação ao canto congregacional.

Melodia e ritmos que condizem com a letra - Por exemplo, uma letra que expressa alegria, deve ter melodias e ritmos condizentes com a alegria; uma letra em tema contemplativo precisa de melodia mais dramática, num ritmo mais lento.

Música em formato hino - É aquela que, em sua letra, possui várias estrofes e um refrão.

Música em formato cântico congregacional - É música composta em formato A/B, isto é, apenas uma estrofe (duas estrofes em alguns casos) e um refrão, como por exemplo, o cântico Grande é o Senhor.

Temas

Veja abaixo, os temas de hinos e cânticos que a IAP tem maior necessidade no hinário:

Deus Triuno - Fidelidade, Santidade, Soberania, Criador, Providência, Adoração e Louvor

Deus Pai - Criador, Amparo e Proteção.

Deus Filho - Adoração e Louvor, Advento (sobre as profecias do nascimento de Jesus) Entrada Triunfal (com o tema "Hosana ao Rei dos reis"), Ressurreição, Ascensão, Amigo, Nome, Pastor, Rei, Senhor.

Deus Espírito Santo - Capacitador, Consolador, Ensinador, Iluminador, Vivificador.

A Palavra de Deus - Bíblia.

Culto - Convite à Adoração, Ofertório, Despedida.

Vida Cristã - Arrependimento e Confissão, Perdão, Alegria Cristã, Paz, Oração e Súplica, Santificação, Gratidão, Obediência e Submissão, Prosperidade, Vitória (Hinos Bélicos), Fruto do Espírito.

Ceia do Senhor - Pão, Vinho e Lava-Pés.

Doutrina - Dia do Senhor, Ressurreição dos Justos, Dons Espirituais, Batismo no Espírito Santo, 10 Mandamentos.

Assuntos Especiais - Ano Novo, Dedicação de Templos, Lar (Casamento), Pátria, Apresentação de Crianças, Cânticos Infantis, Aniversário, Jovens, Homens, Mulheres, Dia dos Pais, Dia das Mães.

As canções selecionadas pelo DEMAP serão avaliadas pela Comissão de Doutrina. Passadas pela "peneira teológica", as músicas classificadas serão arranjadas, digitadas em partituras e cifras, para serem inclusas no Hinário.

O compositor do hino selecionado será oficialmente comunicado e assinará um termo de doação de direitos autorais.

Existem vagas para 100 hinos. O material pode ser enviado até 05 de março de 2010. As canções que chegarem fora desta data serão automaticamente desclassificadas.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também