Banda da Fundação Carlos Gomes abre festival internacional com direito a música gospel

Banda da Fundação Carlos Gomes abre festival internacional com direito a música gospel

Atualizado: Segunda-feira, 7 Junho de 2010 as 10:41

A banda sinfônica da Fundação Carlos Gomes abriu em grande estilo, na noite do último domingo (6), a primeira noite do 23º Festival Internacional de Música do Pará. Regida pelo maestro Jacob Cantão, a banda tocou marchas e valsas em estilo clássico e marcial, como a "Music for a Solemnity", do compositor holandês Jan De Haan, que abriu o programa de maneira forte e intensa.

Ao final, porém, a apresentação guardava uma surpresa: a execução de uma canção gospel chamada "Estou pronto", tocada pela banda e cantada pelo quarteto vocal feminino Alfa Sister, formado por cantoras da Igreja Assembleia de Deus. A execução arrancou aplausos entusiasmados do público de mais de 600 pessoas presentes ao auditório do Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, e teve direito a bis.

O secretário de Estado de Cultura, Cincinato Marques, disse que estava entusiasmado com o festival que acontece pelo primeiro ano no Hangar. "A acústica é boa e o local é diferente. Além do mais, o festival é uma ótima oportunidade que os músicos paraenses têm de ter intercâmbio com músicos de outros países", disse ele.

O público também se agradou das apresentações. O estudante Joaz Souza Santos, 18, foi pela primeira vez ao festival e disse que gostou muito. "Vim porque um amigo meu é músico e me trouxe. A harmonia é uma coisa muito forte e impresionante, cativa a gente", disse ele durante o espetáculo.

O aposentado Eládio Mendonça, 75, mora em Brasília, mas estava de passagem por Belém e foi conferir o festival. "Maravilhoso! Certamente virei mais vezes enquanto estiver em Belém", disse ele, ao final do espetáculo.

A programação do festival continua pela semana e nesta segunda-feira (7) vai levar a Amazônia Jazz Band para mais um concerto no Hangar.

veja também