Coluna - Samuka Rodrigues

Coluna - Samuka Rodrigues

Atualizado: Sexta-feira, 22 Agosto de 2008 as 12

Nessa semana vamos especificar as propriedades do som e da música, aqui no nosso espaço no Portal Guia-me. Saúdo a todos Bateras de plantão e aos amantes da verdadeira boa música, que aquela que vem da alma para engrandecer e exaltar o nome do nosso Senhor Jesus Cristo.    

1 - Propriedades do Som e da Música.

Estamos iniciando com o assunto que envolve teoria musical e a teoria específica para o estudo da bateria. Vamos começar com o que há de mais elementar, mas que dará base sólida ao estudante que estará tendo os primeiros contatos com o mundo da música e principalmente a nós bateristas que por muitas vezes não somos considerados músicos pela falta de conhecimento de teoria musical.

A música é uma arte de expressão que utiliza o som. O som, através de suas propriedades, traduz e evoca sentimentos e impressões. O som e a música possuem quatro propriedades.

1.1 - Propriedades do Som.

Duração; Intensidade; Altura (Grau); Timbre.   1.1.1 - Definindo as propriedades do Som.

Duração - É o tempo de produção do som.

Intensidade - É o que determina se o som é mais fraco ou mais forte.

Altura (Grau) - É o que determina ser um som mais grave ou mais agudo.

Timbre - É o que nos permite determinar o que deu origem ao som e é por ele que distinguimos o som do violino, do piano, da flauta, da voz humana ou de qualquer outro instrumento, por mais pitoresco que esse possa vir a ser.

Para que uma música seja executada com fidelidade de expressão essas propriedades têm de ser representadas na escrita musical.

1.1.2 - Representação das propriedades do Som na escrita musical.

Duração - Pelas figuras utilizadas na música escrita e definições passadas pelo autor;

Intensidade - Pelas indicações de dinâmica, inseridas na música escrita;

Altura - Pela posição da nota na música escrita.

Timbre - Pela indicação da voz ou instrumento que deve executar a música.

1.2 - Propriedades da Música.

Ritmo; Melodia; Harmonia; Timbre.   1.2.1 - Definindo as propriedades da Música.

Ritmo - Elemento primordial e provém da noção de duração. Em outras palavras, é uma forma ordenada e regular de medir o tempo.

Melodia - É formada por uma sucessão de sons que variam de acordo com a duração, altura e intensidade. É subordinada ao ritmo e tem sua origem nas inflexões da palavra, nas exclamações, nos gritos, no silêncio ou no sentimento ou impressão que se procura exprimir.

Harmonia - É a ciência dos sons expressos simultaneamente. Não se deve confundir com polifonia, da qual provém. Polifonia, para completar, tem por base o acorde, que é um conjunto de sons simultâneos provenientes de um mesmo som gerador.

Timbre - Além de ser uma propriedade do som, representando a diferença de impressão que existe entre dois sons de duração, altura e intensidade iguais. Tem importância considerável do ponto de vista da cor, do som.

Observação: O som de alguns instrumentos de percussão não tem altura como, por exemplo, as castanholas, bombo, tambor etc.

A necessidade de ter conhecimento das propriedades do som e da música é dar a importância a uma ciência que é dada por Deus, que deve ser estudada e compreendida para o melhor serviço em sua obra divina. Devemos louvar e adorar a Deus sobre todas as coisas e de todo entendimento. Quando Deus nos fala de todo entendimento, devemos compreender que todo serviço prestado a Deus deve ser feito com toda compreensão daquilo que estamos fazendo para que não venhamos a servir como levianos. Que Deus nos abençoe e que Ele possa nos dar toda a sabedoria e discernimento para serviço de sua obra, amém!

"Feliz o Homem que acha sabedoria, e o homem que adquiri conhecimento." - Provérbios 3:13

Samuka Rodrigues é baterista profissional pela Ordem dos Músicos do Brasil (OMB), lecionou em conservatórios e já tocou com grandes nomes da música gospel. É conhecido por ser um dos precursores de workshops em Fortaleza (CE). Atualmente, está em trabalho de divulgação do seu primeiro CD solo, intitulado "Início de uma longa jornada" e a gravação do seu DVD "Samuel Rodrigues em novas concepções".

*Samuka Rodrigues usa baterias Advance e Baquetas Sonar modelo SMKdrummer Samuka Rodrigues.

Contatos: www.samukabatera.multiply.com

                [email protected]  

veja também