Conheça o mundo do piano Aula I

Conheça o mundo do piano Aula I

Atualizado: Segunda-feira, 6 Março de 2006 as 12

Conheça o mundo do piano A história sobre piano como você nunca viu. Confira! Abraão Lincoln

[email protected] AULA I

Tocar e ouvir musica, ou simplesmente aprecia-la, é um dos dons mais populares e emocionantes passatempos no mundo de hoje.

Algumas vezes se diz que o piano é o mais romântico de todos os instrumentos. Os compositores do séc XIX dedicaram-se a ele mais do que a qualquer outro instrumento, fazendo surgir uma escola de pianistas-compositores interessada em expressar suas habilidades musicais por intermédio do instrumento novo e aperfeiçoado.

Inúmeras composições desse período têm títulos descritivos, como diversas pecas de Schumann. Ao usar títulos evocativos, os compositores expressavam sua crença de que piano era capaz de representar todo um leque de imagens e de pensamentos em música.

Quase todos os compositores até os dias de hoje escreveram peças importantes para piano. Na época de Scarlatti e Bach, os dois primeiros compositores de nossa lista (enfatizaremos a frente), o piano ainda não tinha se consolidado, sendo o cravo o instrumento preferido. Entretanto, passados cinqüenta anos, na época em que Beethoven escrevia seus primeiros trabalhos para teclado, o cravo já se tornara antiquado.

A família dos teclados é imensamente variada e representada por numerosos outros instrumentos além do piano. Um grande órgão de igreja tocado em seu volume Máximo pode abafar uma orquestra inteira, enquanto mal se consegue ouvir uma espineta (veremos mais à frente) do séc XVIII a poucos metros de distância.

Os pianos variam de tamanho e modelo, do compacto piano de armário ao grandioso piano de cauda, com 2,75 metros de comprimento e 400 quilos.

Veremos nas próximas aulas como o piano funciona e como é a complexidade de sua construção!

Obs. Se você já toca, está  apenas começando a aprender ou simplesmente se interessa pela execução em teclados, as aulas que seguem ampliará seu conhecimento e sua compreensão sobre o piano.

Abraão Lincoln  é pianista atuante. Atua como pianista correpetidor em diversos coros. Leciona e em diversas escolas e categorias musicais. É Bacharel em Música Sacra com especialização em piano pela FAC. Teológica Batista e FAC FITO.

Leia também: Conheça o mundo do piano (Abertura) - Aula I Conheça o mundo do piano - Aula II Conheça o mundo do piano - Aula III  

veja também