Conheça o mundo do piano - Aula II

Conheça o mundo do piano - Aula II

Atualizado: Segunda-feira, 6 Março de 2006 as 12

Conheça o mundo do piano - Aula II A família dos teclados, você a conhece? Abraão Lincoln

[email protected]

Pessoal na aula que segue falaremos a respeito da família dos teclados, como e onde surgiram, para que são úteis? Veremos algumas fotos para entendermos melhor a função de cada instrumento, enfatizando que uma boa pesquisa e um bom professor é essencial para melhor compreensão dos assuntos que foram abordados e abordaremos em nossas aulas.

A família dos Teclados:

Órgão

O primeiro órgão foi feito da Grécia há mais de dois mil anos. Chamava-se hidraulos e funcionava por pressão de água e ar, sendo bombeado a mão.Durante o Império Romano, o instrumento era tocado em cerimônias rituais e exibições de gladiadores.Por causa dessas associações pagãs foi lenta sua aceitação no serviço religioso cristão.

Curiosidade: O órgão de igreja (normalmente as grandes catedrais católicas) é, atualmente, o maior instrumento de teclado, havendo alguns com tubos que medem quase 10 metros.

Clavicórdio

As cordas do clavicordio (duas para cada nota para aumentar o volume) eram tocadas com pequenas laminas de metal chamadas "tangentes". O tangente permanecia contra a corda até a tecla ser solta, o que permitia ao dedo alterar a intensidade da nota pela variação da pressão sobre a tecla. O instrumento emitia um som suave e delicado.

Espineta

Como o clavicordio, a espineta era um instrumento discreto, mais apropriado para se tocar em casa do que para concertos. As cordas soavam por um sistema de puxões. Quando uma tecla era pressionada, uma ação de vaivém levantava um pedaço de madeira chamado "saltarelo". Uma ponta de pena presa ao saltarelo tocava a corda, provocando um agradável som tilintado.

Cravo

Durante quatrocentos anos, quase até o final do século XVIII, o cravo constituía-se no instrumento de teclado mais popular.Era grande, freqüentemente decorado com um som bonito e forte. Os cravos grandes tinham dois ou até três teclados dispostos um acima do outro, além de dispositivos e mecanismos para alterar ou realçar o tom.

Piano

No começo do século XIX, o piano mudou-se das mansões dos ricos para as casas da classe média, e no fim do século invadiu o mundo do jazz e do music-hall.No inicio do século XX, o piano era uma presença comum nas casas.

Harmônio

Em 1840, um fabricante de instrumentos desenvolveu um novo instrumento que soava como uma gaita, mas era acionado por um teclado. Os sons do harmônio eram produzidos por uma serie de tiras finas de metal chamadas "palhetas", uma para cada nota. As palhetas moviam-se pela ação do ar comprimido por foles pressionados pelos pés.

Você sabia?  

"O harmônio era muito popular e tocado em casa, tanto quanto em igrejas e capelas, onde eventualmente ainda pode ser ouvido".

Acordeão

O acordeão é parecido com os harmônios, uma vez que também tem palhetas como fonte geradora de sons. È habilmente construídos para soar quando os foles são contraídos ou expandidos. A melodia é tocada no pequeno teclado com a mão direita, enquanto a esquerda aciona os foles e uma serie de botões para produzir as notas graves e acompanhamento harmônico. O instrumento é uma criação francesa e continua muito associado à música de rua e dos cafés de Paris.

Pianola

O primeiro piano mecânico era movido a manivela e funcionava como uma caixa de musica. No Elcio do séc XIX, o instrumento rodava pelas ruas. Mais tarde, um mecanismo foi desenvolvido para ser adaptado sobre o teclado de um piano comum, com alavancas semelhantes a dedos tocando as teclas. Finalmente isso foi incorporado ao piano. O instrumento utilizava rolos de papel perfurado e funcionava pelos pés (mais tarde, por um motor elétrico). Em 1900, a pianola foi lançada no mercado pela primeira vez com esse nome.

Celesta

A celesta parece um pequeno piano de armário e funciona como um piano ? mas, em vez de bater em cordas, os martelos batem em barras de metal afinadas. O som produzido é alto e cantante.

Você Sabia?   

A celesta foi patenteada em Paris em 1886 e foi usada em diversas obras orquestrais.

Órgão Hammond

O primeiro teclado elétrico foi feito há mais de cem anos, nos EUA. Foi chamado de telharmonium e pesava 200 toneladas! Em 1939, o inventor Laurens Hammond lançou seu instrumento, que contava com discos de aço giratórios movendo-se através de campos magnéticos para criar som. Nos anos 50, foram desenvolvidos teclados menores e portáteis e, finalmente nos anos 60 com o surgimento do "microship", nascia o moderno teclado.

Na próxima aula falaremos como surgiu os Grupos Instrumentais, Até lá!

Abraão Lincoln  é pianista atuante. Atua como pianista correpetidor em diversos coros. Leciona e em diversas escolas e categorias musicais. É Bacharel em Música Sacra com especialização em piano pela FAC. Teológica Batista e FAC FITO.

Leia também: Conheça o mundo do piano (Abertura) - Aula I Conheça o mundo do piano - Aula II Conheça o mundo do piano - Aula III  

veja também