Google desativa blogs ilegais de downloads de música

Google desativa blogs ilegais de downloads de música

Atualizado: Sexta-feira, 19 Fevereiro de 2010 as 12

O Google deletou seis dos mais populares blogs de música baseados no Blogger (incluindo todos seus arquivos) em um esforço para combater a pirataria online de música. A ação vem em resposta ao Digital Millenium Copyright Act (DMCA).

De acordo com o The Guardian, o ato de deletar o conteúdo dos blogs foi feito sem um comunicado claro, e os blogueiros estão insistindo que eles não hospedavam nenhum conteúdo protegido sem permissão.

Os sites deletados estavam usando o serviço Blogger, do Google; e incluiam o ''I Rock Cleveland'', ''It’s a Rap'', ''Living Ears'', ''To die By Your Side'', ''Masala'' e ''Pop Tarts''. Eles eram dedicados a introduzir novas músicas ou gêneros musicais para fãs de música, geralmente de bandas obscuras ou artistas independentes.

O Google respondeu à revolta com um post no Blogger explicando a sua política baseada no DMCA. Enquanto que o Google normalmente dá uma chance ao blogueiros para se explicarem quando recebem uma ordem para desmonte de blogs pela DMCA, eles alegam: ''quando recebermos reclamações em massa pelo DMCA sobre um mesmo blog, e não temos nenhum indicativo de que o conteúdo do mesmo está sendo usado com autorização, nós iremos remover o blog.”

Esse pode ter sido o caso com esses blogs. Porém, alguns blogueiros disseram que não sabiam como ir adiante e responder usando o direito de resposta.

O problema é que o DMCA, às vezes, comete enganos quando envia pedidos de desmonte aos websites - algumas vezes eles não percebem que o site está usando determinada faixa com autorização - mas os blogueiros sentem que o Google não deu uma chance adequada para se defenderem, e agora meses ou anos de históricos de blog (o que é crítico para leituras e serviços de busca) estão permanentemente perdidos. Mesmo se os blogueiros conseguirem reativar seus blogs.

veja também