Márcio José: o primeiro tenor gospel do Brasil

Márcio José: o primeiro tenor gospel do Brasil

Atualizado: Quinta-feira, 10 Junho de 2010 as 4:10

Márcio José é conhecido como o primeiro cantor lírico pop do segmento gospel no Brasil. Natural de Bauru (SP) e membro da Igreja do Evangelo Quadrangular de Jundiaí, o tenor está em ritmo de lançamento do primeiro trabalho pela Line Records, o álbum "Uma Voz, Um Coração". Em entrevista, o adorador fala sobre conversão, ministério, expectativas e novos projetos.   

Quando começou a se interessar pela música?

Que eu me lembre, desde os seis anos de idade, mas tudo de forma prazerosa e não de estudo profundo da música, pois além de não ter condições para isso, na família não tínhamos ninguém voltado profissionalmente à música.

Como conheceu a palavra de Deus?

Recebi a educação religiosa católica tradicional desde pequeno, porém Deus apresentou-se a mim através de seu Filho Jesus de forma intensa, definitiva e com meu compromisso na Sua Palavra, só aos 41 anos.

E o ministério musical, quando e como começou?

Na minha infância/adolescência, participava de louvor na comunidade católica, até entrar para a faculdade de engenharia, mas o toque de Deus em meu ser ocorreu só aos 41 anos, quando percebi o quanto era diferente cantar um "Eu sei que vou te amar" em relação à um "Grandioso és Tu", à um "Deus velará por ti".

Você foi ferroviário durante muitos anos. Quando decidiu se dedicar exclusivamente ao ministério?

Foi depois que a empresa ferroviária que eu trabalhava foi privatizada. Foram milhares de demissões, inclusive deste levita que vos escreve. (que, diga-se de passagem, as demissões foram aterrorizadoras). Dediquei 23 anos à empresa (de aprendiz de SENAI à Gerente de Engenharia) e, de repente, você é decapitado profissionalmente. Isso com certeza ajudou, em primeiro plano, a eu voltar a minha atenção ao canto de forma profissional, pois não sobrou espaço para mim na engenharia ferroviária. Após receber este toque do Senhor pela própria música, o Ministério apareceu.

Como foi ser convidado para participar da coletânea "As Preferidas do Bispo Macedo"?

Ahhhh.... Foi algo absolutamente extraordinário e inusitado, mas a mão de Deus estava ali. Nunca esquecerei. Foi no dia 25 de outubro de 2003, um sábado, às 11h30. Eu estava no escritório trabalhando quando a Presidência da Line ligou em meu celular. Pr. Mafran foi direto ao convite e eu também fui direto e lhe disse: "eis-me aqui"! Quando desliguei o telefone, saí voando do escritório e fui me prostrar no altar para agradecer a Deus. Veja bem como Deus é Fiel: eu disse que Deus teve aquela "conversa ao pé do rádio" comigo nos meus 41 anos. O convite veio aos 42. Foi bênção tripla: gravar pela Line, a maior gravadora gospel do Brasil; em dueto com Liriel, hoje minha amiga; e estar no CD do Bispo Macedo. Foi de Deus isso ou não? Eu nunca havia gravado nada ainda profissionalmente em estúdio. Quando saiu o CD, eu olhava para ele e me perguntava: "o que é que eu estou fazendo aqui no meio de tantos artistas de peso, com anos de Ministério, de autoridade, de experiência, etc, etc?". Isso confirma mais uma vez que Deus primeiro escolhe e depois vai capacitando. O importante é estar atento aos sinais de Deus. Esteja você também, que está lendo aqui, atento aos sinais de Deus. Não questione.

E lançar o primeiro CD pela Line, qual foi a sensação?

Após escolhido e vir a ser capacitado por Deus, vem a prova. E foram muitas. Ao mesmo tempo, apareceriam mais convites para participações especiais: dueto com Marcelo Domingues na canção "Meu Clamor"; Soraya Moraes e seu esposo Marco me convidam para gravar o dueto "Oração" no CD "Som da Chuva"; outro convite para cantar na gravação do DVD do Bispo Macedo - "O Segredo do Sucesso"; e Soraya Moraes mais uma vez me convida para participar da gravação de seu DVD "Grande é o meu Deus" no dueto de "Oração" e também compondo o time de back-vocals. Depois, o inimigo tentou me calar e fui submetido à uma micro-cirurgia nas cordas vocais para extrair um pólipo. Deus operou um verdadeiro milagre na minha recuperação, fez um verdadeiro trabalho de Luthier em minha voz e também colocou pessoas especiais para que tudo corresse bem. Lançar este meu primeiro CD pela Line, "Uma Voz, Um Coração", foi mais uma obra do coração de Deus. Eu tenho dito que Ele estabeleceu uma concordância entre a Line, eu e Deus. Foram sete anos de espera e a sensação se repetiu da mesma forma quando foi na primeira vez, lá em 2003, mas evidentemente com uma consciência muito mais centrada nos propósitos de Deus, em levar o meu louvor e minhas canções até os confins da terra. Eu creio nisso.

Qual a principal mensagem que este trabalho traz?

A mensagem é muito especial, diferente e desafiadora, tanto no estilo como na forma em que o CD se apresenta. Deus sempre me mostrou que onde eu estivesse cantando, eu tinha que levar espiritualmente algo D’Êle para quem estivesse me ouvindo, mas não só cantando canções românticas de boa letra e de boa mensagem. Eu sempre cantava um louvor num meio em que, com certeza, a maioria ainda não havia tido aquela experiência profunda com Jesus. Isso vinha como um bálsamo no meio delas, somado às lágrimas que não havia como algumas pessoas esconderem. Presenciei muito isso com júbilo no Senhor. Muitas sementes foram plantadas para Deus, eu tenho certeza e, agora, o campo do semear será maior. Por ser um CD misto, ele traz belíssimas canções românticas, mundialmente conhecidas, como uma forma estratégica e inteligente de se fazer chegar louvores. Algumas canções de força e fé completam este CD, para entrar na casa de quem nunca ouviu um louvor e/ou nem sequer tem um CD de louvor em sua casa!! Isso é maravilhoso! Eu sinto que o CD vai cair como uma "bomba de unção de Deus" na casa de muita gente que precisa de Jesus.

Como foi a produção? Você se preparou espiritualmente para isso?

Sim. A preparação espiritual se intensificou devido à dimensão que meu Ministério passou a ter e o "click" espiritual já ocorreu imediatamente no convite. Passei a estar mais perto ainda de meu Pastor, de tomar a Santa Ceia e me abastecer regularmente, estudar mais a Palavra e aperfeiçoar ainda mais os meus relacionamentos, ou seja, ser testemunho da Fé em Deus, através de Jesus. A produção do Pr. Marco Moraes foi fundamental. Ele conduziu com rigidez, técnica, disciplina e o mais importante: com a unção de Deus. Márcio de Carvalho fez o seu melhor nos arranjos junto com o Pr. Marco Moraes e o Odael da COMEV deu o seu toque áudio-técnico em dar o brilho que as canções precisavam. O professor de canto Kleber e a consultora de línguas Enizet foram fundamentais na condução das gravações.

Qual tem sido a reação do público ao conhecer o trabalho do primeiro tenor gospel do Brasil?

Por onde eu tenho passado já está dando para servir de termômetro, pois estou percebendo que a recepção é a das melhores. As canções estão penetrando no fundo da alma das pessoas, um mover muito bom. Glória à Deus por isso! Até certo ponto é novidade para as pessoas, por se tratar de um canto com uma colocação vocal um pouco diferente, mas que eu não deixo também de "passear" pelo estilo popular em certos pontos das canções. Mas nada disso terá valor se eu não estiver em espírito com Deus e transmitir essa unção que Êle me confiou e que honrarei. Em relação ao CD, nós veremos como ele vai se portar quando for lançado.

E seus planos para o futuro, poderia adiantar algum?

Temos que ter visão de águia. Se o CD reunir quesitos para tal, porque não receber um Grammy Latino para honrar o nome de Cristo na Terra? Mas se isso não ocorrer, Deus seja louvado! Contentar-me-ei que meu louvor se estenda aos confins deste planeta chamado Terra !!! A verdade é uma só: só dar-me-ei por satisfeito e sabedor de meu dever cumprido, se através de meu louvor, o nome do Senhor for exaltado na vida de quem o ouvir. Só assim este CD terá valido a pena!

Bate Bola

Natural de: Bauru / SP

Idade: 49

Estado civil: casado

Filhos: Letícia e Thiago

Igreja em que congrega: Igreja do Evangelho Quadrangular – Sede – Jundiaí – Pr. Dirlei Gonçalves.

Tempo de conversão: 9 anos

Prato preferido: Churrasco que eu faço

Cantora preferida: Soraya Moraes.

Música preferida: Creio em Ti – versão gospel de Con te Partirò.

Filme: Todos de Investigação Criminal

Livro: Bíblia

Versículo: Ag 2:9 "A glória desta segunda casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos exércitos; e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos exércitos"

Um bom lugar para descansar: Praia

Mania: Invenções

Defeito: Perfeccionismo (mas sei o limite)

Virtude: Persistência

Sonho ainda não realizado: Conhecer Israel – Jerusalém

Recado para os internautas que acessam o site Line Records: Acompanhe os acontecimentos na vida dos artistas da Line Records; pois, com certeza, eles lhe trarão conforto, entendimento e paz para a sua vida, seja através de seus louvores, ou seja através de suas palavras, pois Deus assim os colocou diante de um Ministério, tão bem divulgado e difundido pela maior gravadora Gospel do Brasil.

veja também