Você tem interesse em piano?

Você tem interesse em piano?

Atualizado: Quarta-feira, 15 Fevereiro de 2006 as 12

Você tem interesse  em piano?

Descubra como esse instrumento é tocado!

Abraão Lincoln

[email protected] Costuma-se dizer que o piano é mais romantico de todos os instrumentos por sua capacidade de representar uma gama interia de pensamentos, emoções e imagens na musica.

Staccato "Na musica para piano, a palavra italiana staccato significa que cada nota é separada da seguinte.É possível realizar o staccato (em português, "destacado") em quase todos os instrumentos, mas é particularmente eficaz no piano. Costuma ser usado em passagens de.licadas, com toques leves e saltitantes.

Legato "É o oposto de staccato, isto é "ligado ": o som de cada nota vem em seguida da anterior sem interrupção. O legato perfeito é muito bonito no piano.

Posição para tocar "Os professores ensinam que se deve sentar diante do teclado em posição ereta, embora nenhum pianista "principiante ou veterano "permaneça completamente rígido durante toda a exibição.

Uma corda "Isto é , "toque com o pedal de surdina". Os primeiros pianos tinham duas cordas por nota. O pedal de surdina movia a ação do teclado para o que fazia com o que cada martelo percutisse apenas uma corda, produzindo um som mais delicado.Nos intrumentos modernos, o movimento obliquo é o mesmo, deixando de fora uma corda onde houver duas ou três (a corda grave sozinha não é afetada). Os pianistas usam essa forma de expressão quando querem o somo mais fraco e abafado.

Pedal forte "Alguns compositores indicam na pauta quando deve ser usado o pedal forte, mas normalmente quem decide isso é o executante.Esse pedal avoluma o som do piano. Muitos efeitos pedidos por compositores do sécs XIX e XX seriam impossíveis sem o pedal forte.

Dedilhado "Os estudantes de piano freqüentemente acham muito aborrecido exercitar a posição dos dedos. Entretanto para tocar bem piano é importante coloca-los corretamente. Os profissionais sabem com que dedos vão tocar cada nota de uma peça antes de executa-la! Um b    om dedilhado é muito importante para uma execução homogênea.

Alcançar uma oitava "As oitavas, especialmente para mão esquerda, utilizada pelos compositores para dar mais forca a linha do baixo, são comuns na musica para piano. Muitos pianistas jovens, com mãos pequenas, a principio acham difícil tocar oitavas embora, com o crescimento das mãos isso deixa de ser um problema.

Curiosidade Os pianistas principiantes, depois que passa da fase de tocar notas isoladas como separadas, começam a executar acordes. Estes aparecem com mais freqüência na mão esquerda, já que normalmente é ela que faz o acompanhamento para a melodia da mão direita. No inicio, a maioria dos pianistas acha difícil conseguir a independência dos dedos na execução, mais logo adquirem a técnica.

Abraão Lincoln  é pianista atuante. Atua como pianista correpetidor em diversos coros. Leciona e em diversas escolas e categorias musicais. É Bacharel em Música Sacra com especialização em piano pela FAC. Teológica Batista e FAC FITO.

   Leia também:

A História do Piano Como Funciona o Piano Como é feito um Piano Como é Tocado o Piano

veja também