A dieta da poupança

A dieta da poupança

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

O que a dieta tem a ver com a poupança ? "Muita coisa", dizem os empreendedores do Minhas Economias, Marcelo Kimura, Paulo Sain e Décio Kimura. "Poupar é tão difícil quanto fazer dieta. Se fosse possível fazer uma estatística sobre qual a principal promessa feita pelas pessoas no domingo à noite, provavelmente seria vencedora a famosa 'amanhã começo a dieta sem falta'. E a dieta também está sempre no topo da lista de objetivos e resoluções de Ano Novo."

Segundo eles, tanto no caso da dieta, como no da poupança, fazer é bem mais difícil que prometer. "Estamos sempre adiando estas atividades, sempre deixando para a próxima segunda-feira, para o próximo mês, próximo ano... E quando finalmente conseguimos começar, sempre aparece algo que é 'muito mais forte que nós', que nos impede de continuar", explicam. Mas esse deixar para lá traz consequências nem sempre agradáveis para o futuro e mesmo para o presente

"Parece que o mundo inteiro conspira contra a dieta e a poupança", enfatiza Marcelo Kimura. Mas, e o que fazer para mudar essa situação? Marcelo afirma que em primeiro lugar o importante é perceber este tipo de comportamento. "Este é o primeiro passo para tentar mudá-lo", confirma. "A partir daí, é preciso muita disciplina e força de vontade para manter a poupança (ou a dieta). Se você acha que não vai conseguir sozinho, procure ajuda. Pode ser da sua família, de algum amigo ou amiga próxima, ou mesmo um profissional. O importante é começar."

O empreendedor afirma que se for possível, deve-se organizar um grupo com pessoas que tenham o mesmo objetivo, onde todos possam trocar ideias e se apoiar mutuamente. "O grupo pode ser até virtual. A internet e as redes sociais estão aí para facilitar essa atividade", reafirma. "O objetivo de poupar deve ser encarado como um desafio pessoal. É como se você estivesse em uma competição esportiva, ou em um jogo de futebol: busque sempre a vitória. Não que seja o sacrifício total de sua vida com o objetivo de poupar. Mas, somos seres humanos, e como tais, um pouco de competição e pressão na medida certa são excelentes motivadores. Nunca é tarde para começar a poupar . mas quanto antes melhor."

Eles afirmam ainda que para começar a poupar é preciso saber onde os recursos financeiros são gastos. Para isso é preciso fazer o controle das finanças pessoais, para saber exatamente onde está sendo gasto o dinheiro e como é possível cortar o que não é necessário para começar a poupar.

Efeito dos juros compostos

Para ajudar a tomar essa decisão, os empreendedores mostram uma forte motivação para começar a poupar hoje. "O "milagre" dos juros compostos pode dar o empurrão final que faltava. Basicamente, um valor poupado e investido hoje vai rendendo juros à medida que o tempo passa. E os juros futuros incidem não só sobre o valor poupado, mas também sobre os juros já ganhos. É o famoso "juros sobre juros". Mas isto só tem um grande efeito se você mantiver uma poupança rendendo durante um longo prazo", afirma Paulo Sain.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições