MENU

A dieta da poupança

A dieta da poupança

Atualizado: Quinta-feira, 27 Agosto de 2009 as 12

O que a dieta tem a ver com a poupança ? "Muita coisa", dizem os empreendedores do Minhas Economias, Marcelo Kimura, Paulo Sain e Décio Kimura. "Poupar é tão difícil quanto fazer dieta. Se fosse possível fazer uma estatística sobre qual a principal promessa feita pelas pessoas no domingo à noite, provavelmente seria vencedora a famosa 'amanhã começo a dieta sem falta'. E a dieta também está sempre no topo da lista de objetivos e resoluções de Ano Novo."

Segundo eles, tanto no caso da dieta, como no da poupança, fazer é bem mais difícil que prometer. "Estamos sempre adiando estas atividades, sempre deixando para a próxima segunda-feira, para o próximo mês, próximo ano... E quando finalmente conseguimos começar, sempre aparece algo que é 'muito mais forte que nós', que nos impede de continuar", explicam. Mas esse deixar para lá traz consequências nem sempre agradáveis para o futuro e mesmo para o presente

"Parece que o mundo inteiro conspira contra a dieta e a poupança", enfatiza Marcelo Kimura. Mas, e o que fazer para mudar essa situação? Marcelo afirma que em primeiro lugar o importante é perceber este tipo de comportamento. "Este é o primeiro passo para tentar mudá-lo", confirma. "A partir daí, é preciso muita disciplina e força de vontade para manter a poupança (ou a dieta). Se você acha que não vai conseguir sozinho, procure ajuda. Pode ser da sua família, de algum amigo ou amiga próxima, ou mesmo um profissional. O importante é começar."

O empreendedor afirma que se for possível, deve-se organizar um grupo com pessoas que tenham o mesmo objetivo, onde todos possam trocar ideias e se apoiar mutuamente. "O grupo pode ser até virtual. A internet e as redes sociais estão aí para facilitar essa atividade", reafirma. "O objetivo de poupar deve ser encarado como um desafio pessoal. É como se você estivesse em uma competição esportiva, ou em um jogo de futebol: busque sempre a vitória. Não que seja o sacrifício total de sua vida com o objetivo de poupar. Mas, somos seres humanos, e como tais, um pouco de competição e pressão na medida certa são excelentes motivadores. Nunca é tarde para começar a poupar . mas quanto antes melhor."

Eles afirmam ainda que para começar a poupar é preciso saber onde os recursos financeiros são gastos. Para isso é preciso fazer o controle das finanças pessoais, para saber exatamente onde está sendo gasto o dinheiro e como é possível cortar o que não é necessário para começar a poupar.

Efeito dos juros compostos

Para ajudar a tomar essa decisão, os empreendedores mostram uma forte motivação para começar a poupar hoje. "O "milagre" dos juros compostos pode dar o empurrão final que faltava. Basicamente, um valor poupado e investido hoje vai rendendo juros à medida que o tempo passa. E os juros futuros incidem não só sobre o valor poupado, mas também sobre os juros já ganhos. É o famoso "juros sobre juros". Mas isto só tem um grande efeito se você mantiver uma poupança rendendo durante um longo prazo", afirma Paulo Sain.

veja também