As ações da mineradora Vale tinham sua segunda queda consecutiva nesta sexta-feira

As ações da mineradora Vale tinham sua segunda queda consecutiva nesta sexta-feira

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:09

 

 As ações da mineradora Vale tinham sua segunda queda consecutiva nesta sexta-feira, apesar do forte avanço dos preços do minério de ferro, cedendo a um movimento de ajuste após os ganhos expressivos do primeiro pregão de 2013.
 
Às 12h42, a preferencial da Vale recuava 1,5 por cento, a 41,44 reais, sendo a principal contribuição para a queda de 0,9 por cento do Ibovespa. Enquanto isso, a ordinária perdia 1,3 por cento, a 42,78 reais.
 
Segundo o analista Victor Pena, do Banco do Brasil, o recuo dos papéis nas duas últimas sessões é explicado por um ajuste após o avanço de mais de 4 por cento registrado na quarta-feira.
 
"Mas a alta do preço do minério e os sinais de que a China está mostrando uma recuperação melhor do que o mercado esperava são fatores positivos para o papel", avaliou o analista.
 
A China é o principal mercado para a Vale, que é a maior produtora global de minério de ferro.
 
Nesta sexta-feira, o preço da commodity na China subiu 2,3 por cento em relação ao fechamento da véspera, superando a marca de 150 dólares por tonelada, no maior nível desde meados de outubro de 2011, de acordo com dados do Steel Index.
 
O minério teve uma forte recuperação, de mais de 70 por cento, ante as mínimas de três anos inferiores a 90 dólares do início de setembro de 2012. No mesmo período, a ação preferencial da Vale acumulou alta de cerca de 35 por cento.
 
Além da retomada dos preços do minério, Pena citou também que as recentes revisões no valor contábil e venda de ativos considerados não-estratégicos também foram bem recebidas pelo mercado, já que ajudariam a "conservar a geração da caixa" da companhia.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições