Ações de Hong Kong lideraram o declínio com uma queda de 1,18%

Investidores realizam lucros e bolsas asiáticas caem

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:11

As ações asiáticas recuaram nesta quarta-feira (15), ao passo que os investidores realizaram lucros dos recentes ralis, uma vez que o sentimento se acalmou depois de dados mostrando fortes vendas verejistas nos Estados Unidos e o fato de Alemanha e França terem evitado uma contração no último trimestre. O fraco crescimento da zona do euro ainda sustenta as esperanças de estímulo.

Às 7h54 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 0,51%, depois da alta de 0,7% na terça-feira.

O índice acumulou ganhos de 2,8% desde a mínima deste mês, registrada antes do otimismo por mais estímulo depois de o Banco Central Europeu (BCE) e o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, inspirarem um amplo rali no começo deste mês.

As ações de Hong Kong lideraram o declínio com uma queda de 1,18%, depois de atingir o maior nível de fechamento em três meses, devido a preocupações com resultados corporativos mais fracos. O índice Nikkei do Japão teve ligeira queda de 0,05%.

"A ampla, subjacente tendência guiando os mercados agora em meio à falta de direção clara é que os investidores não estão completamente convencidos de voltar a apostar em risco, portanto quando os mercados têm rali, eles realizam lucros e depois compram novamente quando os preços caem", afirmou o chefe de ações e derivativos do BNP Paribas, Kyoya Okazawa.

Os mercados observarão a reunião entre bancos centrais e economistas de Jackson Hole no final do mês e os dados de emprego fora do setor agrícolados Estados Unidos no começo de setembro, assim como a reunião de política do BCE no início do mês que vem em busca de sinais de futuras ações políticas, dizem analistas.

As vendas no varejo nos Estados Unidos cresceram 0,8% em julho, a primeira alta em quatro meses e o maior ganho desde fevereiro, sugerindo que as famílias podem guiar um crescimento econômico mais rápido no terceiro trimestre depois da desaceleração do segundo trimestre.

A economia da zona do euro encolheu 0,2% no segundo trimestre, diante dos problemas de sua crise da dívida, enquanto as economias centrais Alemanha e França evitaram contrações.
Em Cingapura, as ações tiveram queda de 0,83%, enquanto a bolsa de Taiwan recuou 0,15%. O índice referencial de Xangai caiu 1,10% e as ações australianas perderam 0,26%.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições