MENU

Alemanha e França fecharam 2009 com a pior recessão desde a Segunda Guerra

Alemanha e França fecharam 2009 com a pior recessão desde a Segunda Guerra

Atualizado: Sexta-feira, 12 Fevereiro de 2010 as 12

Alemanha e França viram suas economias registrarem, em 2009, a maior contração desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Na França, o Produto Interno Bruto (PIB) teve queda de 2,2%, o maior retrocesso para um ano desde 1945. Em 2008, a economia do país crescera 0,3%.

Apesar da queda anual, a economia da França teve expansão de 0,6% no quarto trimestre na comparação com o anterior, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas e Estudos Econômicos (INSEE). Foi o terceiro trimestre consecutivo de alta no PIB do país.

Na Alemanha, a maior economia europeia, a contração anual da economia foi mais acentuada, de 5% em relação a 2008, ainda que a recuperação tenha começado ainda no segundo trimestre do ano passado.

Segundo o departamento de estatísticas Destatis, o PIB alemão teve crescimento nulo de outubro a dezembro do ano passado, interrompendo dois trimestres de alta (0,4% no segundo e 0,7% no terceiro).

O Destatis já avaliava em janeiro que a economia havia se estancado no último trimestre do ano passado, devido principalmente a um retrocesso dos investimentos do consumo privado. As exportações, no entanto, continuaram progredindo.

Segundo projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) comunicadas esta semana, o PIB alemão crescerá este ano 1,5%. A previsão do governo é levemente inferior (+1,4%).

veja também