Apesar da queda, indicador mostra 'gradual recuperação', segundo estudo

Apesar da queda, indicador mostra 'gradual recuperação', segundo estudo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:09

 

O Índice de Confiança da Construção (ICST), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), ficou praticamente estável em relação ao mês anterior. O Indicador Trimestral registrou queda de 3,3% no quarto trimestre, ante uma taxa negativa de 3,1% no trimestre encerrado em novembro.
 
De acordo com a FGV, os segmentos com piora relativa na comparação interanual trimestral foram preparação do terreno (de -6,8% para -7,8%) e construção de edifícios e obras de engenharia civil, com (-2,7%, ante -2,4%). Na contramão, os segmentos que apresentaram melhora foram obras de infraestrutura para engenharia elétrica e de telecomunicações (de -9,9% para) e obras de acabamento ( de 0,2% para 2,7%).
 
Foi registrada leve queda tanto no grau de satisfação com o momento atual quanto no otimismo em relação aos meses seguintes. A variação interanual trimestral do Índice da Situação Atual (ISA-CST) foi de -3,0%, em dezembro, contra -2,8%, em novembro. No mesmo período, e com a mesma base de comparação, a variação do Índice de Expectativas (IE-CST) foi de -3,5%, em dezembro, contra -3,4%, em novembro.
 
"Apesar da piora pontual em dezembro, a Sondagem da Construção vem registrando uma gradual recuperação de confiança ao longo do segundo semestre e, mais especificamente, no quarto trimestre de 2012", disse a FGV, em nota.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições