MENU

Atividade do comércio sobe 1,5% em novembro, diz Serasa

Atividade do comércio sobe 1,5% em novembro, diz Serasa

Atualizado: Segunda-feira, 5 Dezembro de 2011 as 11:07

A atividade do comércio registrou alta de 1,5% em novembro, com ajuste sazonal, em novembro, segundo aponta indicador da Serasa Experian , divulgado nesta segunda-feira (5). O resultado foi influenciado pela alta de 4,5% no movimento dos consumidores nas lojas de veículos, motos e peças.

Tirando o setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, que registrou estabilidade, todos os tipos de atividade do comércio registraram aumento: móveis, eletroeletrônicos e informática (1,1%), combustíveis e lubrificantes (1,4%), tecidos, vestuário, calçados e acessórios (1,4%) e material de construção (0,9%).

Os economistas da Serasa Experian atribuem o crescimento da atividade em novembro à suspensão temporária da cobrança do IPI mais elevado sobre os automóveis importados, às medidas de relaxamento monetário e ao pagamento da primeira parcela do 13º salário.

No ano, a atividade varejista acumula alta de 8,9%, após registrar taxas mais avançadas em apurações anteriores (9,4% de janeiro a setembro e 9,1% de janeiro a outubro).

veja também